Os 53 jovens e adolescentes que fazem parte do Programa Jovens Aprendizes da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) participaram, na manhã desta terça-feira (30), de mais um encontro para avaliação do projeto. A reunião aconteceu no auditório da Diretoria de Gestão de Pessoas e contou com a presença da gerente do programa na Emgerpi, Mary Pereira, da coordenadora Cristiana Pacífico, e ainda de profissionais da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e da Fundação Serviço de Estágio.
Os encontros servem para orientar e acompanhar melhor os jovens que participam do projeto. A Emgerpi é responsável pelo programa e disponibiliza a mão-de-obra desses jovens para vários órgãos da administração estadual. “Esses encontros possibilitam uma melhor interação entre os aprendizes e a empresa, a partir da troca de experiências e da avaliação dos trabalhos”, destaca o coordenador pedagógico do Serviço de Estágio, Paulo Coutinho.
A assistente Social Verônica Lima, da Sasc, também participou dessa reunião. A Sasc é uma das parceiras do projeto, ao lado da Ação Social Arquidiocesana (Asa).
“As reuniões são importantes porque elevam nossa auto-estima, sempre mostrando que somos capazes de melhorar. Além disso, podemos esclarecer algumas dúvidas sobre datas de pagamentos e outros”, destacou Silvana Monteiro, que a mais de um ano trabalhando no prédio da Diretoria de Processos Imobiliários da Emgerpi (DPI).
O Programa Jovem Aprendiz da Emgerpi vem sendo desenvolvido desde 2008 e proporciona uma chance para que jovens possam ter a primeira experiência no mercado formal de trabalho, na situação de aprendiz. O contrato dura dois anos e obedece a todas as disposições contidas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), sendo que os jovens recebem salário e vale transporte, devendo cumprir uma jornada diária de quatro horas.