A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí(Emgerpi) encerrou, na manhã de hoje(30), o cronograma de atividades pela Semana da Saúde do Trabalhador. Na sede da Empresa, duas palestras foram ministradas: uma sobre ginástica laboral e outra sobre saúde vocal.
A primeira etapa da atividade foi aplicada pela fisioterapeuta, Larissa Lima, que apresentou palestra mostrando exercícios de ginástica laboral e explicando quem pode utilizá-los e como esta prática pode evitar doenças causadas por esforço repetitivo. “Estes exercícios só devem ser feitos por quem está com a saúde física em ordem, sob risco de potencializar algum tipo de lesão”, afirma a fisioterapeuta.
Em seguida, foi a vez de os empregados da Emgerpi saberem como cuidar da voz, com a fonoaudióloga, Juliane Figueiredo. Ela explicou que a voz é um instrumento de trabalho em várias profissões, como advogado, cantor, leiloeiros,vendedores, professor, dentre outras; sendo este, apenas um dos motivos para ter um cuidado especial com a voz.
Juliane Figueiredo repassou dicas de preservação da fala, como tomar de 8 a 10 copos de água, por dia, em temperatura ambiente, consumir frutas cítricas e fibrosas, evitar bebida alcoólica em excesso, não fumar, evitar pastilhas ou sprays, substituir o grito pelas palmas ou mesmo pelo silêncio. Um aviso aos chocólatras! Os achocolatos e derivados do queijo também são prejudiciais à saúde vocal, uma vez que eles aumentam a secreção no trato vocal.
“As duas atividades foram bastante explicativas. No meu caso, vou aplicar mais as dicas de fisioterapia, por trabalhar manuseando o computador, durante toda a manhã”, explicou Bárbara Nunes, gerente de serviços logísticos da Emgerpi. Ela ainda parabeniza a empresa pela realização deste da Semana da Saúde. Para ela, isso mostra que a empresa se preocupa com o bem estar de seus empregados.