Por Janaína Hidd
Nesta quinta-feira, a Diretoria de Gestão de Pessoas da Emgerpi, realizou um workshop sobre microcréditos para empregados da Emgerpi. O técnico do Banco do Nordeste, Wendell Nóbrega, deu orientações sobre o que fazer para ampliar e formalizar um empreendimento.
Os empregados tiraram muitas dúvidas na palestra do técnico que abordou assuntos como linhas de crédito, capital de giro, prazos de pagamento para os financiamentos obtidos, entre outros, sempre incentivando o empreendedor que há dentro de cada um. “Sempre fazemos palestras estimulando a demanda para os projetos voltados para massificar o segmento de empreendedores, todos são público-alvo.”
Na abertura, Deuselita Araújo, diretora de Gestão de Pessoas, falou sobre a oportunidade que os empregados têm de complementar a sua renda e melhorar o padrão de vida. Segundo ela, “Com criatividade, disposição , orientação e apoio do Banco do Nordeste, podemos mostrar como aumentar a renda dos nossos empreendedores, que são os nossos Talentos Emgerpi”. A empresa também disponibilizou um espaço para que os empregados pudessem divulgar e expor seus produtos.
Luis Lima, um dos empregados empreendedores, destacou que “o evento proporciona oportunidades, troca de experiências e informações para quem quer empreender”. Ele vendeu todo o estoque de torresmos que levou para a feira.
Suzana Torres, que vende os cosméticos da Mary Kay, fez demonstrações dos produtos e cadastrou consultoras de vendas. Ela levou um computador com internet para efetuar o cadastro das consultoras de imediato. No fina do evento, afirmou: “Gostei muito da proposta da Emgerpi em fazer parcerias para oferecer palestras, nos orientando e ainda disponibilizando o espaço para a exposição.”.
A feira teve até venda com cartão de crédito. Eduardo Oliveira, empregado da DGP, que há seis meses começou a vender bolsas e carteiras vendeu seus produtos a crédito, no cartão. Segundo ele, “é segurança para o vendedor e comodidade para o cliente”.
Crisdney Lopes, funcionário da Diretoria de Processos Imobiliários (DPI), conta que hoje fornece o seu produto, papel de arroz para decorar bolos, para todo o Piauí, parte do Maranhão e Ceará. “Tinha um amigo que era meu fornecedor no Ceará, hoje se tornou meu cliente, eu é quem forneço para ele”, feliz com o sucesso das vendas.
Outros produtos como bordados, bijouterias em prata e aço, bolos, confecções, lingerie e arte em madeira também foram expostos na mini-feira do empreendedor.
Cerca de 80 pessoas participaram do evento, que aconteceu no prédio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), e contou com 15 expositores, além dos muitos visitantes. A coordenadora do evento, Vaulete Sá, classificou como positiva esta primeira edição e destacou que já está sendo planejada para o próximo mês outra exposição, maior, no prédio da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH).