“O projeto é uma escola para a vida de vocês como profissionais”. Essa frase, dita por Cristiana Pacífico, assistente social da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), traduz bem o maior legado do Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido há dois anos pela empresa. Ele possibilita que jovens tenham acesso a uma vaga no mercado de trabalho e participem de capacitação mensalmente. Nesta quarta-feira (27), foi dia de sentar e avaliar o desempenho dos atuais participantes do projeto.
A reunião aconteceu no auditório da Emgerpi. Além da avaliação, os jovens empregados puderam participar de um treinamento sobre marketing profissional, onde foram abordados aspectos relevantes para uma boa apresentação pessoal dentro do local de trabalho. “Por se tratar de pessoas jovens e que estão tendo, pela primeira vez, a oportunidade de trabalhar, muitos não têm a noção correta de como se portar dentro da empresa”, destacou o responsável pelo treinamento, José Luiz, que é administrador da Emgerpi.
Leonardo Martis tem 18 anos e há um ano e meio conseguiu ingressar no mercado de trabalho por conta do projeto da Emgerpi. Ele destaca os benefícios das reuniões, que permitem a interação entre o grupo: “Isso nos ajuda a rever os pontos negativos da nossa atuação e encontrar formas de modificar essa realidade”, destaca o jovem, que atua como auxiliar administrativo na Casa do Mutuário. Leonardo e os outros 39 jovens beneficiados, atualmente, tem direito a meio salário mínimo, vale-transporte, carteira de trabalho registrada e, principalmente, qualificação semanal na área administrativa e de informática.