Por Jannaína Hidd
No segundo dia de doação voluntária da EMGERPI no HEMOPI, quem marcou presença foi o pessoal da diretoria de acompanhamento de obras – DACO e do IDEPI.
Na manhã dessa terça-feira, a movimentação maior foi no período entre as 10:00 e 11:00h. Até então uma média de quarenta pessoas já havia passado pelo HEMOPI para fazer cadastro e doar sangue. Segundo José Oliveira Brito Neto, funcionário da gerência técnica do IDEPI, “É uma satisfação saber que estamos ajudando alguém independe de conhecê-lo, pois sempre há pessoas que precisam”.
Lembrando que no momento do cadastro para doador de sangue também pode ser feito o cadastro para doação de medula óssea e esse cadastro faz parte de um banco de dados mundial. Caso seja compatível com algum paciente, será convidado a doar.
As funcionárias da EMGERPI Maria do Amparo Alves e Maria Celeste Alves, também conhecidas como as gêmeas a EMGERPI, são doadoras há bastante tempo , já possuem os dois cadastros e andam sempre portando a carteirinha de doadoras. A Maria do Amparo em uma ocasião já fez uma doação para um colega de trabalho que esteve hospitalizado em situação e risco e contou com esse ato de solidariedade dela.
As doações podem ser feitas de segunda a sábado de 7:30 as 18:00h no HEMOPI.