Palestra sobre personalidade proporciona autoconhecimento de servidores
A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí- Emgerpi promoveu na manhã de hoje (02) a palestra “Eneagrama:Um estudo de personalidade”, ministrada pelo psicólogo, professor universitário e facilitador do Instituto Eneagrama Shalon, Antônio Roldão Castelo Branco Neto.
Para o ministrante, o evento teve como principal objetivo proporcionar autoconhecimento e crescimento pessoal através da Teoria do Eneagrama de Personalidade, representada por um círculo com uma estrela de nove pontas, uma para cada tipo de personalidade. “Esse estudo possibilita que as pessoas aceitem melhor a si e aos outros”, afirma Antônio Roldão.
O evento foi marcado pela descontração. Para cada tópico explicado, uma música relacionada ao perfil, o que garantiu boas gargalhadas da platéia. “A palestra foi muito divertida e importante, porque apesar de termos um pouco de cada personalidade, tem uma que nos enquadramos mais e a partir desta consciência passamos a nos aceitar melhor”, explicou Maria Luzinete Guimarães, do setor administrativo da Emgerpi.
O tema é tão atraente que até quem não é da Emgerpi se interessou e foi conferir de perto o estudo das personalidades. “É importante conhecermos a nós e ao próximo. Identificar como somos é fácil, difícil é saber lidar com as diferenças dos outros. A palestra contribuiu para este entendimento”, enfatizou Luís Aires Leal, do Emater.
O Eneagrama
O Eneagrama é tradicionalmente representado por um círculo com uma estrela de nove pontos, referente aos nove tipos de personalidade, constituindo-se em um instrumento de autoconhecimento e de autotransformação.
A intenção é ajudar a pessoa a se conhecer, a se entender, a ter clareza da estrutura de sua personalidade, com suas energias, suas compulsões, seus valores e potencialidades. O principiante é levado, gradativamente, pela apresentação dos nove tipos, a reconhecer o seu, reconhecendo também por que as pessoas de outro tipo manifestam emoções, pensamentos e comportamentos tão diferentes em situações semelhantes.
Mais informações sobre o tema no site: www.eneagramashalon.com.br