A Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) concluiu na tarde de ontem (28) o módulo da capacitação para os Jovens Aprendizes, referente ao mês de março, cujo tema central foi “Ética e Cidadania”.
No encontro de ontem, os jovens produziram desenhos expondo o que tinham aprendido neste módulo de Ética e Cidadania. Também foi feita a leitura e depois debate do texto " A árvore das nossas relações". De acordo com Alisson Alves do Nascimento, que faz parte do projeto Jovem Aprendiz na Emgerpi, ele aprendeu que "devemos ter cidadania, sermos humildes, dar respeito ao próximo". Ele disse ainda que foi muito importante atentar para isto, principalmente por vivermos uma época de violência na sociedade.
Para Patrícia Gomes, também integrante do projeto na empresa, o maior aprendizado deste módulo foi que não se deve ter gestos repetitivos, as mesmas atitudes todos os dias. “Também aprendi a ouvir mais as pessoas e a aproveitar as oportunidades que surgem pra mim. Quando sair daqui, pretendo continuar buscando ensinamentos e mais responsabilidades”, complementou.
As palestras deste mês foram ministradas pelo professor e auxiliar técnico da Emgerpi, Prof. Francisco Sebastião Pinheiro, como parte de um dos objetivos da Assessoria Especial de Gestão de Pessoas da Emgerpi, que é valorizar o profissional da empresa, dando oportunidade para que o mesmo utilize mais o seu potencial.
“Esta é a segunda vez que ministro palestras na Emgerpi, mas esta é mais desafiadora por trabalhar com a índole dos jovens e poder contribuir com um tema tão importante quanto ‘Ética e Cidadania’”, enfatixou Francisco Sebastião Pinheiro.
Foram formadas duas turmas de capacitação para jovens aprendizes na Emgerpi: uma nas terças-feiras pela manhã e outra nas quartas-feiras à tarde, visando adequar o curso aos horários dos integrantes do projeto para que todos sejam beneficiados.
O Projeto Jovem Aprendiz tem como maior objetivo proporcionar aos aprendizes contratados pela empresa, o primeiro contato com o mercado de trabalho, através da vivência de situações profissionais e de ações de qualificação.