Aconteceu na tarde de ontem (28) uma reunião na Secretaria de Administração entre o Conselho de Administração e a Emgerpi, para avaliar a prestação de contas da empresa. Na oportunidade, também foi empossado o novo diretor da Diretoria de Processos Imobiliários (DPI) da Emgerpi, além da doação de imóveis da Emgerpi para construção de conjuntos habitacionais, por parte da ADH, e ampliação de escolas, de responsabilidade da Secretaria de Educação.
Na reunião, o presidente da Emgerpi, Gilberto Pereira, explicou para os membros do Conselho, a redução das despesas de manutenção de 15 milhões de reais feita no último ano. Segundo ele, isso só foi possível graças ao trabalho de redução de alugueis de veículos e imóveis e principalmente a redução do número de diretorias (de 08 para 04), redução dos cargos comissionados, terceirizados e autônomos. O número de comissionados, por exemplo, passou de 300 para cerca de 160 e o de autônomos foi zerado. Gilberto Pereira também falou sobre a redução no prejuízo da Emgerpi que passou de 161 milhões para 39 milhões e meio.
O Conselho, que é formado pelo Secretário de Administração, Paulo Ivan, e por representantes das secretarias de Fazenda e Planejamento, além da Procuradoria Geral do Estado e dos sindicatos dos gráficos e urbanitários, aprovou as contas da Emgerpi de 2011, a doação do terreno no bairro Nova Teresina, onde está sendo construído o Conjunto Prado Júnior para a ADH – Agencia de Desenvolvimento Habitacional e de outro terreno, em Parnaíba, para a Secretaria de Educação, afim de ampliar a Unidade Escolar Janete Souza.
O Conselho também deu posse ao novo diretor da Diretoria de Processos Imobiliários , o administrador de empresas, Luiz Antônio de Sousa Carvalho, que foi vereador no Municípío de Floriano e trabalhava ultimamente na iniciativa privada. Na posse, ele disse que, primeiro vai tomar conhecimento da situação da Casa do Mutuário, mas que “pretende contribuir para solução de problemas, visando o bem público”.