Domingos Rodrigues está se despedindo do projeto. Há dois anos ele passa 4 horas por dia na Secretaria de Segurança Alimentar, onde lida com o público e tira cópias na função de aprendiz de auxiliar administrativo. Ele afirma que “esse período foi importante pra aprender a conviver com outras pessoas e se adaptar a um ambiente de trabalho”.
Quem também fez questão de participar da discussão foi Jarlaelson Silva, que entrou no projeto Jovem Aprendiz da Emgerpi em abril de 2010. Cedido para o Palácio de kanak, ele conta que “esse período foi um ótimo aprendizado. Tô tentando continuar no mesmo lugar e já entreguei curriculum e agora estou na expectativa de ser contratado pela Secretaria de Articulação Governamental”. Durante os dois anos do estágio, ele disse que aproveitou o dinheiro que ganhou para se capacitar e fez cursos de informática, auxiliar administrativo e técnicas administrativas empresariais.
O professor Sebastião Pinheiro aproveitou o interesses dos jovens sobre o tema da passagem que representa a Páscoa e dos símbolos do período pascal, como o a cruz de Cristo, o pão e o vinho , o ovo de páscoa etc.
Atualmente a Emgerpi tem 13 aprendizes, alguns trabalham na sede da empresa , outros estão cedidos a órgãos e secretarias do Governo. Eles trabalham 4 horas por dia , sempre orientados e avaliados por uma pessoa do setor . O período de estágio é de 1 anos, prorrogado por mais um ano.