A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou na manhã de hoje mais uma capacitação aos integrantes do projeto Jovem Aprendiz na empresa. O projeto tem como principal objetivo oferecer aos jovens o primeiro contato com o ambiente profissional.
No encontro de hoje, o professor e auxiliar técnico da Emgerpi, Sebastião Pinheiro, trabalhou um texto bíblico e o “mensagem de uma criança para nós”. Na ocasião ainda foram explorados dois filmes para tratar sobre etnias e a percepção da raça humana. “Todas as atividades realizadas na capacitação deste mês vão abordar o tema ética e cidadania”, afirma Sebastião Pinheiro.
Todas as terças-feiras são ministradas palestras e realizadas outras atividades com o intuito de preparar os jovens do projeto para o momento em que ingressarem no mercado de trabalho. Dependendo do seu desempenho, os jovens aprendizes podem ficar no projeto por até dois anos.
Concluído o tempo do projeto, muitos são contratados, a exemplo de Jarlaelson da Costa Silva, que completou os dois anos no projeto e agora será contrato pelo órgão onde estava lotado. “Durante o tempo que passei no projeto, adquiri conhecimentos que vou levar para toda a vida. Passei a ter orgulho de mim e minha família também”, enfatizou Jarlaelson da Costa, ex-jovem aprendiz da Emgerpi.
Tiago Monteiro está no projeto há 1 ano e 4 meses e afirma que tem aprendido muitas coisas relevantes para vida pessoal e profissional. “Passei a ver os estudos, a família e a vida de uma maneira mais séria, com mais responsabilidade