Funcionários da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do
Piauí (Emgerpi) iniciaram na manhã desta segunda-feira (14) o curso de Prática
Trabalhista. A capacitação que acontece no auditório da Fundação Cultural do Piauí, vai até o dia 31 deste mês.
A Assessora Especial de Gestão de Pessoas , Maria do Carmo , explica que o objetivo do curso é capacitar os empregados nas práticas trabalhistas e de negociação. Segundo ela, o propósito principal é nivelar a equipe e reciclar os profissionais que já têm conhecimento. Maria do Carmo explicou ainda que ele representa um divisor de águas porque , no momento em que a equipe está com uma linguagem comum, vai ter maior motivação para aprofundar os conhecimentos na legislação especializada.
Durante duas semanas serão trabalhados três módulos: Legislação e cálculos trabalhistas, Aspectos Práticos da Relação de emprego e Organização sindical, negociação coletiva e política remuneratória. Dentro destas frentes serão abordados assuntos como contrato de trabalho; jornada de trabalho e seus reflexos, cálculos das parcelas salariais, anotação da carteira de trabalho, cadastro geral de empregado e desempregado, folha de pagamento, forma de organização sindical, dentre outros.
O curso é ministrado pelo professor Antônio Gomes das Neves, Contador, Perito, Consultor Trabalhista e professor de legislação trabalhista e perícia. “Considero importantíssima esta iniciativa da Emgerpi em oferecer este curso. É fundamental que os empregados detectem os problemas e saibam solucioná-los. Outra coisa importante é que a equipe desta empresa adquira conhecimento e multiplique-o no ambiente de trabalho, ministrando palestras semanais para outros funcionários”, enfatizou Antônio Gomes das Neves.
“Esta é uma oportunidade de nos qualificarmos e ficarmos mais confiantes, mais seguros para executarmos nossos ofícios, fazer empenhos, conferir processos. Também é um momento de tirar dúvidas sobre questões burocráticas”, afirmou Neulice Cavalcante, gerente financeira da Emgerpi.