O projeto Jovem Aprendiz tem como objetivo principal
proporcionar aos jovens com vulnerabilidade social, o primeiro contato com o
mercado de trabalho através da vivência de situações profissionais e de ações
de qualificação. A Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) implantou
este projeto em 2008. No próximo mês, outros 23 jovens vão passar a integrar a
equipe de aprendizes da Emgerpi, totalizando 29 participantes.
Os pré-requisitos básicos para ingressar neste projeto são: ter entre 14 e 22 anos; e estar estudando até, no máximo, o 2º ano do ensino médio. A ação é voltada para adolescentes que vivem em situação de precariedade financeira e/ou em situações de risco. O período do programa é de um ano, prorrogável mais outro, dependendo do desempenho do participante.
De acordo com Cristiana Pacífico, coordenadora do projeto Jovem Aprendiz na Emgerpi, os futuros integrantes do projeto estão passando pela etapa final no processo de admissão. “Esta semana serão feitas visitas domiciliares, quando será feita uma pesquisa sócio-econômica, por meio da aplicação de um questionário e de uma conversa informal com a família do jovem”, afirma Cristiana Pacífico, completando que durante a visita serão observadas as estruturas físicas e familiares do adolescente.
Os 23 novos membros serão encaminhados a órgãos públicos que solicitaram os serviços do projeto Jovem Aprendiz. Os integrantes do programa vão receber capacitações semanais aplicadas pelo Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE).
A supervisora do CIEE, Helleny Coelho, explica que a Emgerpi é a parte empregadora e o CIEE atua como agente capacitador dos jovens aprendizes. “O CIEE oferece um material elaborado pela Fundação Roberto Marinho. Uma vez por semana, os jovens vêem ao CIEE no mesmo horário que estariam trabalhando para estudar e se capacitar, de acordo com a função administrativa que desempenham”, enfatiza Helleny Coelho.