INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Emgerpi e CIEE deram as boas vindas aos 23 novos jovens aprendizes da empresa
29/06/2012 - 14:55  
  
Twitter 
Google+ 
Jaqueane da Silva Costa,mãe de um novo aprendiz

A manhã de hoje (30) teve um significado especial para 23 jovens. A Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) recebeu nesta manhã os novos integrantes do Programa Jovem Aprendiz em um encontro de apresentação no auditório da ADH. Na reunião também foram colocados pela Coordenação do programa na Emgerpi, os direitos e deveres do Jovem Aprendiz, além de informar onde cada um ficará lotado.

A Emgerpi aderiu a este programa em 2008. O Jovem Aprendiz é voltado para jovens de 14 a 24 anos incompletos e tem como finalidade promover a jovens carentes financeiramente ou que estão em situação de vulnerabilidade social, o primeiro contato com o mercado profissional. O trabalho é feito por meio de capacitações e vivências de situações profissionais; muitas vezes, sendo este o primeiro contato com ambiente de trabalho. Como exemplo, Giovana de Deus, que acaba de ingressar no projeto com 14 anos. “Pretendo obter experiência para estar bem qualificada quando for entrar no mercado de trabalho. Há muito tempo queria ser Jovem Aprendiz e agora tenho esta oportunidade. Estou muito feliz!”, afirmou Giovana de Deus.

No mês de Junho, a Emgerpi firmou parceria com o Centro de Integração Empresa – Escola e pelo contrato o CIEE vai atuar como agente capacitador dos jovens aprendizes da empresa. Para Helleny Coelho, supervisora do CIEE, é visível o desenvolvimento das pessoas que passam por este programa. “Dois anos é o tempo máximo de permanência no Jovem Aprendiz. Após este período, geralmente os participantes são contratados pelo Estado ou por empresas privadas por terem vivenciado muitas experiências de trabalho e terem adquirido desenvoltura para resolver várias questões profissionais”, enfatizou a Supervisora do CIEE.

Helleny Coelho falou ainda sobre a importância da oportunidade que estes 23 jovens estão tendo. “O CIEE está no mercado há 48 anos e, atualmente, tem uma lista de espera de 12mil jovens no Piauí que aguardam para entrar neste Programa. É uma oportunidade real de mudar para melhor o futuro de cada um dos contemplados”, acrescentou a Supervisora, completando que esta ação deve ser executada por quatro partes: pelo jovem, pela Emgerpi, pelo CIEE e pela família.

De acordo com Cristiana Pacífico, Coordenadora do Programa Jovem Aprendiz na Emgerpi, o papel da família é fundamental para que os jovens tenham êxito no Programa. “Cabe aos pais ou responsáveis acompanhar o dia-a-dia dos garotos. Ver se estão agindo corretamente,mas, sobretudo, dar bons exemplos. Uma base familiar sólida é um das receitas para o sucesso”, ressaltou Cristiana Pacífico.

A Coordenação do Programa ainda está realizando visitas domiciliares, quando é feita uma pesquisa sócio-econômica, por meio da aplicação de um questionário e de uma conversa informal com a família do jovem. Durante a visita serão observadas as estruturas físicas de moradia e o formato familiar do adolescente.

Jaqueane da Silva Costa tem quatro filhos, mas hoje foi o dia de acompanhar o mais velho em sua primeira reunião de trabalho. O primogênito, Pablo, tem 15 anos e faz a 8ª série vai integrar o novo grupo de jovens aprendizes. A mãe, Jaqueane, falou que esta iniciativa vai ajudar seu filho a se desenvolver e espera que ele aproveite bastante esta chance de se preparar para o futuro. O filho, que pretende ser advogado, disse que só vai dar orgulho à mãe.

Na próxima semana, os novos jovens aprendizes devem receber seus uniformes e se dirigirem ao local onde foram lotados para iniciarem, na prática, a execução do programa.

 

 

EMGERPI – Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Rua Lisandro Nogueira, nº 1554
Centro, Teresina-PI. CEP 64002-240
(86) 3216 1534
MAPA DO SITE