Foram 48.662 inscritos em todo o Brasil. Dentre estes milhares, Ana Caroline Pereira da Silva, piauiense de 29 anos e zeladora da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí – Emgerpi. “Algumas pessoas não acreditavam que eu conseguiria, mas eu me esforcei e Deus ajudou”, afirmou Ana Caroline, aprovada com 587 pontos no último Sisu para o curso de Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí – Uespi.
Ana Caroline trabalha na Emgerpi desde 2010 e disse que os amigos de trabalho foram grandes incentivadores durante sua preparação para o Enem. “Os amigos do setor pessoal, do jurídico, gabinete e outros departamentos sempre me presenteavam com revistas especializadas em política, economia e atualidades, em geral”.
Carol ressaltou a importância de acompanhar os telejornais locais e nacionais. “Devido eu assistir, diariamente, aos jornais me saí muito bem na redação do Enem, que este ano teve como tema ‘O movimento imigratório para o Brasil no século XXI’”.
A zeladora trabalha um turno. É casada e mãe da Giovana (04 anos) e Guilherme (06 anos). Nos outros dois períodos, cuida da casa, da comida e dos filhos. Entretanto, até a realização da prova do Enem, destinava uma hora por dia aos estudos. Estudava em seus livros de ensino médio e em outros emprestados pelo irmão.
Sempre estudou em escola pública e em 2001 concluiu o ensino médio. “Minha aprovação também se deve a um ensino médio muito bem feito na Unidade Escolar Lourival Parente”, disse Ana Caroline explicando que parou de estudar em 2001, porque teve de trabalhar para se sustentar. Ela acrescentou que prestou vestibular uma vez e não passou, mas desta vez se esforçou e deu certo.
A zeladora pretende, daqui há alguns anos, ganhar as salas de aula, mas não como aluna. “Meu desejo é ser professora concursada. Pra gente conseguir vencer tem que lutar, tem que correr atrás. Tudo o que conseguimos com esforço tem mais valor”, finaliza a nova aluna do curso de letras em espanhol da Uespi.