O site da A gência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 13 de junho. Através do enderço www.adh.pi.gov.br , será possível realizar inscrições para os empreendimentos imobiliários do órgão, que nasceu para executar a política habitacional do Estado. O Diretor-Geral da ADH, Marcelino Fonteles, concedeu uma entrevista ao site da Emgerpi falando sobre a Agência, o site e outros temas. Confira:
Site Emgerpi: Qual foi a herança deixada pela extinta Cohab para a Emgerpi e para ADH? Marcelino Fonteles: No que diz respeito à Emgerpi, ela ficou responsável, basicamente, por três atividades: gerenciar o antigo cadastro de mutuários da extinta Cohab, concluir as obras e empreendimentos deixados pela empresa e redistribuir seus empregados. Para isso, ela herdou toda a arrecadação, o patrimônio e os recursos humanos da extinta companhia. Atuando em outro sentido, a ADH nasceu para definir, elaborar e executar a política habitacional do Estado. Com isso, a partir dos empreendimentos construídos surgirá uma nova carteira de mutuários. Site Emgerpi. : Qual a vantagem acarretada pela reforma administrativa, que criou a ADH , no que diz respeito à melhoria da política habitacional? Marcelino Fonteles:Por ter surgido uma autarquia, determinados impostos deixam de ser cobrados, diminuindo assim, os custos operacionais do funcionamento do órgão. Dessa forma, mais dinheiro será revertido para a atividade fim da ADH, que é a construção de moradias e a urbanização das cidades. Site Emgerpi : O que está sendo pensado para a diminuição do déficit habitacional de nosso Estado? Marcelino Fonteles:Além da construção de novos empreendimentos imobiliários, também estamos trabalhando para a elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social. Para isso, contamos com a importante ajuda de grupos ligados aos setores sociais. Site Emgerpi : Qual a proposta do recém-criado site da ADH?
Marcelino Fonteles: A idéia é dar mais celeridade e organização aos serviços ofertados à população, superando os atrasos que existiam na extinta Cohab. O nosso site proporcionará ao usuário realizar inscrições e cadastros, gratuitamente, através de instrumentos mais modernos. Neste sentido, vale ressaltar que os contratos e licitações também estarão disponíveis on-line.
Os resultados positivos desta ação começam a aparecer, pois nosso novo empreendimento, o Residencial Evandro Lins e Silva, já possui 600 inscritos, quando nosso site ainda nem tinha sido lançado oficialmente. Site Emgerpi: Este cadastro será permanente? Marcelino Fonteles: Não. A cada novo empreendimento será necessária uma nova inscrição. Com isso, buscamos evitar desgaste entre os inscritos tendo em vista que só irá concorrer quem se enquadrar nos critérios, tornando-se assim, uma coisa mais concreta. Site Emgerpi: O Residencial Evandro Lins e Silva é o primeiro construído pela ADH que tem como público-alvo a Classe Média. Por que investir neste setor? Este tipo de investimento acarretará em várias conseqüências positivas. Primeiro que a Classe Média também é afetada pelo déficit habitacional, de modo que, com esta ação, também estamos atuando na diminuição deste índice. Além disso, Nossa estimativa é que este empreendimento resulte em cerca de R$ 500 mil reais de lucro, que será revertido para a construção ou reforma de unidades habitacionais para as pessoas de baixa-renda. Outra questão é que, para este empreendimento, não há investimentos do Governo Estadual, mas sim da Caixa Econômica Federal (CEF) e do autofinanciamento. Nossa intenção não é concorrer com a iniciativa privada, até porque nossa capacidade é de dois ou três empreendimentos construídos a cada ano. Site Emgerpi. : Quais as características deste apartamento? Marcelino Fonteles: Serão 160 apartamentos distribuídos em prédios com 10 andares. Cada unidade será composta por sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos, sendo uma suíte. As inscrições serão feitas através do site até o dia 31 de julho e a obra, prevista para iniciar em outubro, será entregue em 20 meses.