Presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ricardo Pontes, participou de reunião com o governador Wellington Dias, para tratar sobre Termo de Cooperação Técnica entre a Empresa e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi). De acordo o presidente, a parceria visa trabalhar com a regularização e transferência de áreas da antiga Companhia de Desenvolvimento do Piauí (Comdepi) para o Piauí, bem como trabalhar com a regularização de uma área do Estado localizado dentro do Parque Nacional da Serra das Confusões.
“O apoio do Interpi será indispensável para que a Emgerpi consiga promover a devida transferênciade todas às áreas ligadas à Comdepi. Após a mudança, todas essas terras ficarão sob a gestão do Interpi que, por sua vez, ficará encarregado de promover a regularização fundiária dessas terras e daquelas ligadas o Parque Nacional Serra das Confusões, visto que é um terreno federal que se encontra sobreposto a uma área do Estado”, disse Pontes.
Em relação à posição do governo estadual sobre a mudança da área evolvendo o Parque, o presidente falou que o poder executivo está solicitando a regularização destes terrenos junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), porque deseja que a situação envolvendo as áreas do governo federal dentro do Estado sejam resolvidas o mais rápido possível.
Segundo o gerente de Avaliação Patrimonial da Emgerpi, Valdemar Henrique Rodrigues, “o foco da reunião foi discutir sobre a regularização dessas áreas que, em breve, deverão ser repassadas definitivamente para o ICMBio, órgão da União responsável pela administração dos parques ambientais do Brasil”.
O encontro, ocorrido na noite dessa sexta-feira (6), contou a presença da presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Regina Lourdes, do secretário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Ziza Carvalho, e outras autoridades ligadas ao tema.
Por Adriana Carvalho