Os trabalhos desenvolvidos pela equipe de serviço social da Diretoria de Processos Imobiliários (DPI) têm se apresentado como um dos mais significativos para os demais setores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Isso porque as atividades executadas pela equipe orientam e ajudam mutuários e servidores da Empresa a resolverem os problemas no âmbito da regularização fundiária urbana e financeira no Estado do Piauí.
Dentre as atividades executadas pelos assistentes sociais estão: fazer visitas domiciliares, para identificar o perfil socioeconômico do mutuário que tem pendências com a Empresa; levantamentos ocupacionais; esclarecimento sobre os direitos e deveres dos beneficiários, cadastramento de famílias; encaminhamento de casos; promover reuniões para conscientizar a comunidade acerca da preservação dos imóveis e da boa convivência. Organizar palestras com ênfase em temas socialmente importantes também está entre as outras atribuições da equipe.
Segunda a Coordenadora de Assistência Social da Emgerpi, Ana Dulce Mendes Lustosa, “todos os trabalhos realizados pela equipe de serviço social estão voltados para orientar os mutuários a resolver os problemas relacionados à regularização dos seus imóveis. Portanto, o serviço social se apresenta com um canal entre os mutuários com os diversos setores da Empresa”, destacou.
Quanto ao Programa Minha Casa Legal, a Diretora da DPI (Casa do Mutuário), Ana Lúcia Gonçalves, disse que “a participação técnica dos assistentes é essencial, visto que além de obtemos os perfis socioeconômicos dos mutuários ajudam a fazer os levantamentos ocupacionais, identificar os casos de ocupações irregulares e o endividamento histórico do mutuário, que reside na capital e no interior, que possuem carteiras imobiliárias com a Cohab”, afirmou.
Além da coordenadora, a equipe de assistência social da DPI é composta pela assistente social, Keyla Rejane Moreira; o coordenador do grupo de levantamento ocupacional, Hane Mota da Silveira; a estagiária, Andrea Maria Gomes Pereira, e o auxiliar administrativo José Oliveira da Cruz.
Por Adriana Carvalho