Os servidores de diferentes departamentos da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) participaram da palestra ‘Atendimento Humanizado no Serviço Público’. O evento foi realizado nessa sexta-feira (15), no auditório da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), por solicitação da Diretoria de Gestão de Pessoas da Emgerpi, sendo organizado pela equipe da Gerência de Avaliação e Desempenho dessa diretoria.
Para a palestrante e consultora do Sebrae, Graça Carvalho, o encontro teve como objetivo despertar nos participantes a importância de um atendimento mais caloroso e humanizado. Segundo ela, para que isso ocorra é preciso mais ação no dia a dia.
A diretora de Gestão de Pessoas da Emgerpi, Maria do Carmo Silva, falou que a palestra foi importante porque todo servidor precisa compreender que todas as pessoas são diferentes, logo, cada uma precisa ser acolhida de forma diferenciada. Maria do Carmo relatou ainda que os diferentes tipos de atendimentos prestados pelos servidores da empresa precisam ser trabalhados diariamente para ser mais humanizado.
O servidor Venceslau Nascimento, que trabalha no departamento de Atendimento ao Mutuário, falou que “todos os eventos que buscam humanizar mais o atendimento são necessários e eficientes não apenas para as pessoas que precisam ser recicladas, mas também para aquelas que já conhecem as regras de bom atendimento”, declarou Venceslau.
Durante a palestra, alguns elementos responsáveis pelo bom atendimento foram destacados, como por exemplo, a necessidade de levar em consideração as expectativas e exigências de todas as pessoas envolvidas no processo, e que a capacidade de compreender o outro durante os relacionamentos precisam ser desenvolvidos continuamente.
Elementos como atenção, sensibilidade para sentir o cliente, compromisso com o bem estar do usuário, ousadia para romper os limites em prol do cliente, bom senso e outros fatores para se tornar um bom profissional também foram pontuados.