Uma equipe da Diretoria de Processos Imobiliários da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) esteve na Centralizadora Nacional do Fundo de Compensação e Variação Salarial (FCVS), em São Paulo. Na ocasião, os servidores da empresa piauiense constaram que 3.500 contratos relativos às carteiras imobiliárias da Emgerpi, que foram enviados à centralizadora para serem analisados, haviam sido habilitados, gerando um saldo de mais de R$ 15 milhões para o Governo do Piauí.
Segundo o diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, isso é resultado dos trabalhos que a empresa vem realizando desde o início do ano passado, com o intuito de fazer a novação de títulos de FCVS. “Esse montante evidencia que conseguimos avançar. Nossa meta agora é dar sequência a essas análises para que novos contratos sejam habilitados”, declarou Pontes.
A diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, explica que sanar as pendências contratuais, em andamento, ligadas às carteiras imobiliárias da Cohab, Iapep e BEP, que hoje são geridas pela Emgerpi, também fazem parte dessa ação feita pela equipe DPI .
A visita à Centralizadora Nacional do FCVS foi feita pela coordenadora de Liberação de Hipoteca da Emgerpi, Francisca Menezes, e o assessor técnico José Coelho. Durante o encontro, ocorrido no último dia 12, os servidores se reuniram como coordenador da Caixa Econômica Federal (CEF), Thiago Sérgio, e demais membros da equipe de Preparo de Análise de Contratos da CEF.
O FCVS é um fundo que foi criado pelo governo federal para ressarcir ao agente financeiro os valores dos descontos concedidos pelo governo estadual, por meio da Emgerpi, durante a quitação dos financiamentos habitacionais dos mutuários, isto é, quando o mutuário quitava o seu imóvel. Esses descontos eram autorizados pela lei federal nº 10.150/2000.
Portanto, os recursos do FCVS são oriundos das contribuições mensais, feitas pelos mutuários ao longo do processo de financiamento habitacional e que agora, após a habilitação destes contratos, feita por meio dos trabalhos executados pela equipe da Emgerpi, a empresa receberá os valores dos descontos por ela concedidos no passado.