Os servidores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) participaram, na manhã desta sexta-feira (11), no auditório da ADH, de uma palestra sobre conscientização e prevenção da saúde do homem, realizada em alusão ao mês Novembro Azul. A palestra, cujo tema era ‘Homem Precisa Se Cuidar’ foi ministrada pela professora mestra em enfermagem, Cidianna Emanuelly Melo.
De acordo com a palestrante, precisa despertar para a importância do autoconhecimento e do cuidado com a própria saúde, através da realização de exames indispensáveis para verificar a próstata e demais órgãos que também devem ser monitorados regularmente, principalmente, após os 40 anos. Sobre a quebra de tabus, quando o assunto é a saúde do homem, Cidianna Emanuelly falou que atualmente isso vem sendo trabalho pela sociedade, mas declara que a resistência do público masculino para ir ao médico precisa ser mais reforçada a cada ano.
Segundo dados fornecidos pela palestrante, a cada cinco pessoas que morem entre 20 a 30 anos, quatro são homens, sendo que eles vivem 7,6 anos menos (em média) do que as mulheres. Dentre as principais enfermidades responsáveis pela morte dos homens, está: doenças do coração (AVC, Infarto), doenças mentais, Cânceres (pulmonar e próstata e pele). Colesterol Elevado e Pressão Alta.
Conforme o Diretor de Gestão Contábil da Empresa, Walter Setúbal, disse que um dos focos da atual gestão é promover ações que possam melhorar a qualidade de vida dos seus servidores. “A responsabilidade social da Emgerpi não se define apenas em pagar os salários em dias ou manter o plano de saúde regularmente ativo, mas também realizar trabalhos que possam tornar a vida e a rotina dos seus colaboradores mais saudável”, pontuou.
Já o Diretor de Regularização Patrimonial Imobiliária da Emgerpi, Leonardo Botelho, essa ação faz parte de uma campanha que, com certeza, deve ser mantida pelas empresas, pois sabemos que ainda existe um grande tabu a ser quebrado quando se fala em saúde do homem”. O diretor declarou já ter perdido um amigo por conta da falta de prevenção, portanto, afirma que a prevenção é essencial para se ter uma vida melhor e saudável.
Para o técnico em administração da Emgerpi, Mário Braga Campelo, de 53 anos, “os homens tem sim preconceito de fazer determinados exames, como por exemplo o da próstata”. Embora se defina como um homem que faz exames de rotina, Mário afirma que ainda tem certa relutância quando o assunto é ir ao médico para prevenir o câncer de próstata.
Já o colaborador, Mairlon Lopes dos Santos, de 57 anos, relatou que o vento foi “muito interessante porque foi uma maneira da empresa nos incentivar a cuidar da saúde. Hoje tenho diabetes porque não achava importante fazer exames de prevenção, então, acho que os homens devem ter sim ter um cuidado maior com a sua saúde para evitar essa e outras doenças”, falou o servidor que trabalha na Emgerpi há 35 anos.
No decorrer da palestra, muitos servidores tiram suas dúvidas sobre quais os principais sinais para diagnosticar determinadas doenças que acometem o público masculino.
Por Adriana Carvalho