As servidoras da Casa do Mutuário da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) são homenageadas em alusão ao 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres do Piauí (CEPM-PI), Haldaci Regina, também participou do café da manhã servido, nesta terça-feira (7), para as emgerpianas e falou sobre a importância da mulher nos diversos contextos sociais que ocupa.
De acordo com a Diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, o dia da mulher nasceu para que elas entendam que precisam lutar para conseguir galgar lugares ainda mais importantes socialmente. "Infelizmente, muitas de nós continuam tendo seus direitos violentados e sofrendo violência seja ela física, psicológica, institucional dentre outras que atinge sua alto estima enquanto profissional", diz.
Segundo a Coordenadora da CEPM-PI, a sociedade é muita violenta para as mulheres. "Nosso país é o 5º que mais mata mulheres. Então é preciso debater os fatores responsáveis por estes dados, como é o caso também dos problemas trazidos pelo machismo”, disse.
Haldaci Regina falou que a supremacia masculina como questão cultural é algo que precisa ser trabalhado e que a mulher também necessita ter consciência do seu papel diante das lutas para que a igualdade social e política, de fato, seja uma conquista de todas.
Palestra sobre como cuidar mais da beleza e da saúde feminina foram oferecidas. E conforme a fisioterapeuta, Fabiana Costa, esse tipo de palestra é relevante, pois torna claro para a mulher que o tratamento estético também é uma ferramenta de libertação feminina, pois quando a mulher passa a cuidar da sua altoestima, ela automaticamente se sentir mais livre e melhor como mulher.
A servidora Francisca Meneses declarou que antigamente não existia muito esse tipo de evento, mas acho importante porque o trabalho da mulher precisa ser mais reconhecido e valorizado.
Já a servidora do setor de Contratos da Emgerpi, Ana Maria, alega que as comemorações do dia da mulher deixa as servidoras do Estado mais motivadas para participar e contribuir para o crescimento da cidade e do Piauí.