Os mutuários do Conjunto Promorar receberão, nos dias 16 e 17 de março, uma ação itinerante do Programa Minha Casa Legal. O escritório itinerante será instalado, pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), na Unidade Escolar Domicio Magalhães de Melo, situada na rua Ulisses Guimarães, S/N, próxima a igreja católica do conjunto. O atendimento acontecerá das 8h às 17h no conjunto que possui 4.960 imóveis.
O Diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, informa que “no primeiro dia da ação 10 pessoas receberão ofícios de liberação de hipoteca, que é o documento que autoriza, perante o Cartório de Imóveis de Teresina, que o mutuário receba a escritura do seu imóvel”.
O gestor explica também que a ação busca apresentar às facilidades de pagamentos que o Minha Casa Legal oferece através da Lei Nº 6.812/2016. “Os descontos ofertados pela lei de parcelamento são de até 90%, sobre juros e multas, para o mutuário que pagar à vista e descontos de 40%, 30%, 20% para aquele que deseja parcelar”.
Segundo a Diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, "esta ação pretende estimular os 433 mutuários que ainda possuem débitos". A gestora esclarece que desse total, 194 correspondem aos contratos de negociações feitos no passado. “O nosso objetivo é finalizar estas pendências para que todos os mutuários do Conjunto Promorar fiquem aptos para receberem a titularidade individual dos seus imóveis”, disse a Diretora da Casa do Mutuário.
Parcelar débitos e resolver outras pendências estão entre os serviços quês serão prestados pela equipe técnica da Emgerpi. Vale destacar que os mutuários que já quitaram seu imóvel também poderão solicitar o ofício de liberação de hipoteca da sua casa no escritório itinerante.
O conjunto Promorar (Angelim I e II), que já está averbado, foi construído em 1987 pela extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI).