Os servidores da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) participam do Curso de Elaboração de Projetos Públicos, cujo objetivo é capacitar os gestores e servidores diante da elaboração e gestão de projetos públicos. Durante o curso, encerrado nessa segunda-feira (17), as servidoras da Diretoria de Processos Imobiliários da Emgerpi, apresentaram o projeto “Valorização da Mulher no Ambiente Organizacional”, que visa trabalhar a igualdade de gênero no ambiente institucional.
Oferecido pela Escola de Governo do Estado do Piauí (Egepi) em parceria com o Senac-PI, o Curso de Elaboração de Projetos Públicos buscou orientar alguns servidores da Emgerpi sobre como deve ser elaborado um projeto público e quais as estratégias de avaliação bem como a viabilidade técnica e financeira que cada um deve comportar. O curso foi ministrado pelo especialista em políticas públicas, Benigno Soares.
Segundo a Diretora de Processos Imobiliários (DPI), Ana Lúcia Gonçalves, a elaboração de um projeto público foi um dos pré-requisitos para que os servidores adquirissem os certificados. Sendo assim os colaboradores da DPI aproveitaram para expor um dos mais novos projetos que pretendemos implantar na Emgerpi, que é o projeto “Valorização da Mulher no Ambiente Organizacional-Borboletas Lilases: um vôo para a igualdade”.
A gestora disse que “esse projeto já havia sido aprovado pelo Diretor-Presidente da Emgerpi,Ricardo Pontes e tem como meta trabalhar a igualdade de gênero no ambiente institucional, pois ainda vivemos num país onde as mulheres ainda são muito discriminadas no ambiente de trabalho”. E complementou “ Apesar de estarem bem preparadas profissionalmente e de desenvolver as mesmas atividades dos homens, muitas mulheres continuam ganhando bem menos”, disse a gestora afirmando que isso é comprovado através de pesquisas feitas também pelo IPEA.
A diretora contou que esse projeto estava sendo trabalhado desde março e que a participação dos servidores da DPI no curso de elaboração de projetos públicos vai ser importante para que o projeto seja aperfeiçoado. A gestora finalizou dizendo que à “apresentação do projeto no curso buscou oficializar a adesão da Emgerpi ao Programa Selo Atitude Mulher, cuja finalidade é incentivar as empresas para criarem políticas específicas que possam combater a discriminação e desigualdades no ambiente de trabalho e elevar a valorização feminina”.
Esse Programa é trabalhado pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI).
Por Adriana Carvalho