Os atendimentos domiciliares estão entre os benefícios que o Programa Minha Casa Legal vem disponibilizando para os mutuários que têm dívidas antigas ou tenham dificuldades de locomoção, seja por questão de saúde ou de idade. O atendimento domiciliar faz parte das ações que a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) vem desenvolvendo para humanizar ainda mais os serviços prestados para seus clientes.
De acordo com o Diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, os atendimentos estão sendo prestados para aquelas pessoas que possuem pendências antigas ou que tenham alguma dificuldade para comparecer ao balcão de atendimento disponibilizado pela equipe da Casa do Mutuário ou aquele oferecido nos escritórios itinerantes que a Emgerpi vem instalando nos conjuntos habitacionais da capital e do interior do Piauí. “A ideia é fazer uma busca ativa destes mutuários, trabalhando sempre de uma forma mais humanizada, até porque muitos têm receio de procurar atendimentos, seja para renegociar dívidas ou resolver outras pendências históricas ligadas aos seus contratos de financiamento habitacional feitos no passado com a extinta Cohab-PI, Bep e Iapep”, disse Pontes.
A Diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, afirmou que os atendimentos são feitos através de levantamentos prévios e prestados pela equipe de assistentes sociais da empresa. A diretora relata que “além de levar mais comodidade e alertar os mutuários sobre a importância da regularização dos imóveis oferece, esses atendimentos que a Emgerpi está fazendo em porta em porta visa também facilitar o acesso destas pessoas as facilidades de pagamento que o Programa Minha Casa Legal está ofertado para aquelas pessoas que precisam negociar as dívidas dos seus imóveis”.
“O atendimento domiciliar busca fazer uma busca ativa daquelas pessoas que já quitaram os contratos de financiamento das suas casas, neste caso para que elas se sintam estimulada a solicitar a liberação da hipoteca, que é o documento que autoriza que elas recebem a titularidade definitiva dos seus imóveis”, disse Ana Lúcia dizendo que o quase 100% dos mutuários que recebem esse tipo de atendimento procuraram a Emgerpi para resolver suas pendências.
Segundo Maria Marcelina Mendes, que é filha de uma mutuária do conjunto Dirceu Arcoverde I, que recebeu atendimento domiciliar recentemente, disse que o atendimento “foi muito bom, porque como a minha mãe não tem condição de se locomover, achei que o fato de receber as orientações em casa foi importante, pois agora minha mãe está sabendo o faltava para ela dar entrada na liberação da hipoteca da nossa casa, que já está quitada”, declarou Maria Marcelina.
Para a coordenadora da equipe de assistência social da Emgerpi, Josenice Pires, os trabalhos feitos de porta em porta para atender esse grupo de mutuários tem sido muito importante, pois “muitos sentem receio de procurar atendimento, pois suas pendências com a empresa são antigas, mas como não tenho dúvidas que esse tipo de serviços tem ajudado e tranquilizado muitos mutuários a retomarem suas negociações para regularizar a situação dos seus imóveis”, disse Josenice declararam que os serviços domiciliares deixam as pessoas mais tranquilas e estimuladas.
Por Adriana Carvalho