Os mutuários do município de Pedro II estão recebendo atendimentos, nesta segunda-feira (12), por meio do escritório itinerante do Programa Minha Casa Legal, que a Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) instalou na cidade, para promover a regularização fundiária urbana e financeira dos imóveis construídos pela extinta Cohab-PI, Iapep e Ficam. O atendimento será realizado até às 17hs, no Auditório do Instituto Federal (IFPI), localizado na Rua Manoel Jorge da Cruz, nº 750, bairro Engenho Novo, em Pedro II.
A ação busca levar as orientações jurídicas necessárias para os moradores dos conjuntos Itamaraty, que possui 40 imóveis; do conjunto Santa Maria Alves, com 98 imóveis e também para as pessoas que residem nas 48 unidades habitacionais construídas pelo Financiamento para Construção e Ampliação e Melhoria Habitacional (Ficam).
A ação da Emgerpi tem como finalidade beneficiar , de maneira mais cômoda, as 774 famílias-mutuárias que ainda precisam promover a regularização fundiária urbana e financeira dos seus imóveis para que, deste modo, obtenham a titularidade definitiva das suas unidades habitacionais construídas pela Cohab-PI e Iapep.
Visitas domiciliares também estão sendo feitas durante todo o dia, nas residências daqueles mutuários que precisam atualizar os seus dados cadastrais. A equipe técnica da Emgerpi, que está in loco, informou que nesta segunda foi feita a entrega, no Cartório de Registro de Imóveis de Pedro II, da documentação final que faltava para registrar e averbar o conjunto Itamaraty.
O objetivo do itinerante também é apresentar para os 85 mutuários, que ainda possuem pendências financeiras, as facilidades de pagamentos que o Programa Minha Casa Legal está ofertando, incluindo os descontos de até 90% sobre juros e multas.
Segundo o Diretor-Presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, “a expectativa é fazer com que todos esses mutuários comparecem ao nosso escritório itinerante em Pedro II, para que possam resolver suas pendências financeiras ou cadastrais, tudo isso para que, assim que os conjuntos forem averbados, eles possam solicitar a liberação de hipoteca dos seus imóveis“, destacou o gestor afirmando que nos dias 13 e 14 de junho o Programa Minha Casa Legal estará atendendo os mutuários de Piripiri.
Por Adriana Carvalho