O governador Wellington Dias estará, neste sábado (24), na cidade de Guadalupe para fazer a entrega da regularização fundiária dos conjunto habitacionais Petrônio Portela I e II (200 imóveis), que foram averbados pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), através do Programa Minha Casa Legal. Durante a solenidade o governador fará a entrega de 14 ofícios de liberação de hipotecas para mutuários dos conjuntos, que foram construídos, há 35 anos, pela extinta Cohab-PI.
O evento será realizado às 9h, na Câmara Municipal de Guadalupe, localizada na Rua Antonio Gonçalves Mousinho, nº 7, Qd H, Centro da cidade. Segundo o Diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, “Com esta ação estaremos dando sequência as ações de averbação do Minha Casa Legal . E neste sábado estaremos, juntamente com o governador Wellington Dias, fazendo a entrega da regularização fundiária para os mutuários dos conjuntos Petrônio Portela I e II”, disse Pontes declarando que a ação beneficiaráo 600 famílias-mutuárias.
O Conjunto Petrônio Portela está entre os primeiros empreendimentos já averbados pelo Programa Minha Casa Legal, que foi criado, em 2015, pelo governador Wellington Dias para promover a Regularização Fundiária Urbana e Financeira de todos os imóveis construídos pela extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI), Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) e Banco do Estado do Piauí (Bep).
Outros conjuntos também já regularizados pelo Minha Casa Legal. Em Teresina, o governo estadual já fez a entrega da regularização dos conjuntos: Parque Piauí/ampliação e Bela Vista I. No interior, os mutuários da Cohab-PI, que residem nos municípios de Oeiras, Elesbão Veloso, São Raimundo Nonato, Paulistana, Pio IX e Fronteiras também já moram em empreendimentos cujas áreas estão devidamente regularizadas.
Todas essas ações já promoveram a regularização fundiária de 4.376, beneficiando aproximadamente 17.504 pessoas.Vale destacar que todos os mutuários que já quitaram as dívidas dos seus imóveis e que moram em um desses conjuntos já podem requerer a escritura dos seus imóveis.
As pessoas que ainda possuem pendências financeiras, poderão aproveitar os descontos de até 90%, sobre juros e multas, que o Programa Minha Casa Legal está oferecendo.
Por Adriana Carvalho