INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Águas de Teresina passa a gerir sistema de água e esgoto na capital
07/07/2017 - 15:28  
  
Twitter 
Google+ 
Águas de Teresina passa a gerir sistema de águas e esgoto
A partir desta sexta-feira (7), os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Teresina serão geridos pela empresa Águas de Teresina (Grupo Aegea), que vai investir R$ 1,7 Bilhão  no sistema de abastecimento da capital. Após a autorização, feita mediante assinatura da ordem de serviços, o Governo do Piauí torna público o seu objetivo de oferecer serviços de abastecimento de água com mais qualidade para os teresinenses.

O ato de assinatura da ordem de serviço, ocorrido, hoje, na sede do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí foi assinalado pelo Presidente da Empresa Águas de Teresina, Italo Joffily, o Diretor-Geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Francisco Costa, e o Presidente da Agespisa, Emanoel Veloso. Após o ato, os gestores concederam entrevista e esclareceram dúvidas acerca do que vai mudar com a nova gestão.

Sobre o que vai mudar no sistema de abastecimento de água de Teresina, o Presidente da Empresa Águas de Teresina, Italo Joffily , afirmou que “através da assinatura desse ato administrativo, a empresa Águas de Teresina passa imediatamente a operar o sistema. Essa ação mostra que o governo entendeu que era necessário trazer uma gestão que pudesse universalizar a água e esgoto e reduzir as perdas de operação. Tudo isso está bem claro no contrato de subconcessão e essas também são as  metas que queremos alcançar”, pontuou.

Durante o evento também foi relatado sobre como vai ficar, após a transição,  a situação de cada um dos empregados da Agespisa. Sobre o papel da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), o Diretor-Presidente  Ricardo Pontes, falou que a empresa “está desde o início do processo ajudando para que esse processo aconteça da melhor maneira. Futuramente todo o passivo da Agespisa vai ser gerido pela Emgerpi, mas nossa preocupação agora é cuidar dos funcionários, estudando os locais para fazer a realocação deles e também garantir seus direitos", disse Pontes declarando que mais de 70 empregados já aderiram ao Programa de Afastamento Incentivado (PAI), que estará aberto para eles até o dia 12 de julho.

Presidente da Agespisa, Emanoel Veloso, "a ideia é qualificar  o atendimento do abastecimento de água e esgoto de Teresina, em especial nos pontos considerados mais críticos  da cidade". Quanto aos investimentos, Veloso relatou que “eles serão em vários pontos e que o importante é que todos serão antecipados, pois até o final do ano quase 400 mil pessoas serão atendidas pelos novos serviços”. 

Após a assinatura, o Diretor-Geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Francisco Costa, destacou o papel do poder executivo no processo. Segundo o gestor, “através do Instituto e da própria Agespisa e da Agência Reguladora faremos o monitoramento do contrato, que garante os serviços de abastecimento, que a empresa Águas de Teresina passa a executar a partir de hoje. É importante deixar claro que, somente a operação da zona urbana de Teresina será contemplada com os serviços da águas de Teresina, sendo que os outros 167 municípios que atualmente a Agespisa opera, continuarão sendo atendidos pela Agespisa”.

As primeiras ações irão atender ao plano emergencial elaborado com foco no B-R-O BRÓ, período mais quente do ano, contemplando os bairros que mais sofrem com falta d’água. Implantação de adutoras, perfuração de poços, interligações de redes e setorização no sistema de distribuição estão entre as melhorias planejadas pela empresa.

Dentre as primeiras áreas beneficiadas pelas ações da Águas de Teresina, estão:   Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Residencial Eduardo Costa,  Residencial Orgulho do Piauí, Alto da Ressureição, Vila Meio Norte, Parque Sul, Angelim,Esplanada, Torquato Neto, Dirceu Arcoverde, Uruguai etc. Representantes da Agência Reguladora de Teresina e equipes de imprensa de Teresina também participaram do evento.

Por Adriana Carvalho
EMGERPI – Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Rua Lisandro Nogueira, nº 1554
Centro, Teresina-PI. CEP 64002-240
(86) 3216 1534
MAPA DO SITE