A Usina de Calcário Meruoca, localizada em José de Freitas, já iniciou a produção do minério para gerar estoque. Desativada há seis anos, a obra está sendo recuperada pela Emgerpi e voltará a beneficiar as famílias que moram na região, através da geração de emprego e renda.
Além da restauração das máquinas, o trabalho também está sendo feito no sentido de melhorar a infra-estrutura do local e dar suporte para o seu funcionamento. Dessa forma, a estrada de 20 km que dá acesso à usina já está em fase de conclusão, assim como os banheiros, o escritório e a lanchonete. Além disso, a Jazida Luanda, que fica situada há cerca de 10 quilômetros do local onde será feito o beneficiamento, também ganhará banheiros e terá um apoio para funcionar.
A Emgerpi vem trabalhando a alguns meses na recuperação da fábrica, que fazia parte do patrimônio da extinta Comdepi (Companhia de Desenvolvimento do Piauí). A previsão é que a reforma seja concluída em 20 dias.
O calcário é um minério utilizado na indústria de fertilizantes. Uma prospecção revelou que a área possui potencial para ser explorada por mais de 50 anos.