Por Adriana Carvalho
A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) levará, nos dias 13 e 14 de novembro, os serviços itinerantes do Programa Minha Casa Legal para atender os mutuários do conjunto Dirceu Arcoverde (Itararé), que tem 7.294 unidades habitacionais construídas pela extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab). O atendimento será feito das 7h30 às 13h30, na Unidade Escolar Profª. Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, localizada na rua Gibraltar, s/n, próximo ao campus da UESPI, no Dirceu.
O conjunto Dirceu Arcoverde já está averbado, mas 146 mutuários ainda possuem pendências financeiras nos seus contratos de financiamentos habitacionais. Portanto, nesta ação itinerante a Emgerpi pretende convocar novamente esses mutuários para finalizarem seus débitos para que, deste modo, eles possam solicitar a liberação de hipoteca dos seus imóveis e, consequentemente, receber a titularidade definitiva das suas casas, construídas há mais de 30 anos pela Cohab.
Em abril deste ano, a Emgerpi levou o escritório itinerante do Programa Minha Casa Legal para atender os mutuários do conjunto Dirceu Arcoverde, sendo que um dos objetivos era atualizar os cadastros dos mutuários e orientá-los sobre como proceder para regularizar seus imóveis.
Descontos ofertados
Por meio da lei de parcelamento do Programa Minha Casa Legal, agora os mutuários da extinta Cohab conta com descontos de 20%, 30%, 40% ou de até 90%, sobre juros e multas.Sendo assim, as pessoas em situação de inadimplência têm facilidades na hora de quitar ou parcelar suas dívidas.
A equipe técnica da Emgerpi informa que aquelas pessoas que já quitaram seus débitos poderão requerer a liberação de hipoteca das suas casas no balcão do escritório itinerante do Programa Minha Casa Legal.