Wellington Dias entrega medalhas do Mérito Renascença em Piracuruca
22/01/2018 - 19:32

Outorga Mérito Renascença em Piracuruca
Por Adriana Carvalho

O governador Wellington Dias entregou, nesta segunda-feira (22), em Piracuruca, as medalhas do Mérito Renascença do Piauí e homenageia personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado. A solenidade faz parte das atividades promovidas pelo governo estadual, em comemoração ao 195º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, ocorrido em 24 de janeiro de 1823. Deputados, secretários, cidadãos e autoridades de Piracuruca prestigiaram o evento, realizado no Grêmio Recreativo Piracuruquense, centro do município.

Na ocasião o chefe do executivo estadual relatou que não é fácil escolher os homens e mulheres a serem homenageados, pois muitos piauienses da área da agricultura, do comércio, do artesanato, cultural, na educação e outras áreas que contribuem para o desenvolvimento do Estado. "Para mim é um honra muito grande saudar a historia de cada um dos homenageados hoje. O sentimento é de agradecimento", disse Wellington Dias, antes de pedir aplausos para os condecorados do dia.

O prefeito de Piracurura, Raimundo Alves, falou sobre a importância da solenidade. "Estamos homenageando homens de decisões corajosas que um dia transformaram para sempre o destino de nossas vidas. Estamos voltados, hoje, aqui, para cravar mais um ponto de gratidão e reconhecimento sobre a memória dos nossos heróis. Também lançamos força, fé e coragem sobre os nossos ideiais. Nossas armas estão empunhadas na luta pelo desenvolvimento de cidade e do Piauí, que traz nas entranhas da sua história a bravura e o destemor”, comentou.

Entre as personalidade agraciadas com a Medalha do Mérito Renascença estava a aposentada Maria Helena Pontes Alves, que recebeu a honraria por produzir bolos, petas e outro produtos que ficaram conhecidos em Piracuruca e passaram a ser encomendados por pessoas de outros estados do país. "Receber um título como esse me deixou feliz e também os meus familiares. Valeu a pena ter saído do Ceará e trabalhado fazendo bolos no Piauí”, disse, emocionando-se ao lembrar do esforço que sua mãe teve para trazê-la para o Piauí.

A coordenadora do Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTrans), Maria Laura dos Reis, falou do sentimento ao receber a comenda. “Sinto gratidão, pois isso é um reconhecimento ao trabalho que venho fazendo juntamente com as pessoas do meu grupo. Esperamos, realmente, que, daqui para frente, a gente tenha mais oportunidades a ocupar na sociedade e para enfrentar o preconceito e discriminação”, declarou.

Para o militar Lindomar Feliz dos Santos, ser homenageado em sua terra pelos sérvios prestados é um privilégio. “É algo muito importante, um grande reconhecimento que o governo nos deu. Trabalho na Polícia Militar sempre com o desejo de proteger a sociedade piauienses”, destacou.

O diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ricardo Pontes, acompanhou a homenagem à sua tia, Maria Helena Pontes Alves. "Vejo esse evento como algo importante, pois é uma oportunidade que o Estado tem de demonstrar gratidão pelos trabalhos realizados por homens e mulheres piauienses, que também estão na lutar para viver em um Piauí mais desenvolvido e melhor”, finalizou.

Ainda durante agenda na cidade de Piracuruca, o governador Wellington Dias e comitiva participou de Culto e Missa em Ação de Graça pelo 195° Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil. A celebração foi realizada na Igreja Matriz de N. S. do Carmo de Piracuruca, construída em 1743. O deputado federal Júlio César, os secretários João Rodrigues (CCom), Franzé Silva (SeadPrev), Francisco Limma (SDR) e demais autoridades prestigiaram os atos de fé