O Diretor-presidente da Emgerpi prestigia abertura do ano legislativo 2018 na Alepi
05/02/2018 - 11:45

Governador fez no evento a leitura da mensagem anual
Por Adriana Carvalho
O Diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ricardo Pontes participou, na manhã desta segunda-feira (5), da sessão solene de abertura do ano legislativo de 2018 da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O evento na sede do Poder Legislativo foi aberto com o desfile militar e revista em tropa, ocorridos na avenida marechal Castelo Branco.
Após a revista em tropa, parlamentares, autoridades estaduais, equipes de imprensa e visitantes seguiram para a plenária da Casa, onde conferiram a leitura da mensagem anual, proferida pelo governador Wellington Dias. Durante a apresentação do balanço das ações estaduais no ano de 2017, o chefe do executivo piauiense disse que o Produto Interno Bruto (PIB), o IDH na área da educação e expectativa de vida cresceram em 2017. “Fechamos o ano com saldo positivo em empregos e isso não é fácil”.

Ações realizadas nas áreas: energia eólica, segurança, educação e comunicação foram destaques na mensagem.  “Iniciaremos um dos maiores investimentos já feitos no setor de energia eólica. “Em São Gonçalo do Gurgueia serão investidos 660 megawatts. “Queremos investir 10 bilhões em energia eólica e esse será um dos maiores investimentos em energia limpa do planeta”, disse Dias afirmando que as cidades Lagoa do Barro, Queimada Nova e Paulistana contarão com investimento para produzir 110 megawatts em energia limpa.

Na segurança, Wellington Dias disse estar trabalhando para instalar um “modelo novo de segurança onde a meta é reorganizar o sistema de segurança no Estado”. Na educação Dias relatou que “uma das metas da gestão foi levar educação técnica para os municípios do Piauí, o desafio agora é trabalhar para ofertar também ensino superior nessas cidades”. “O Piauí teve um salto na área da comunicação online. Através da fibra óptica levamos mais potência para 96 municípios e, através de uma nova parceria com o Ministério das Cidades, queremos alcançar 126 cidades”, disse o governador.
Ao final da leitura, o governador agradeceu todos os servidores do Estado e membros dos poderes, destacando que a harmonia entre os dois segmentos permite ampliar investimentos no setor público e também alavancar o setor privado no Piauí.
“Esperamos que esse também seja um ano produtivo para o Estado do Piauí e o Brasil que passaram por uma crise feroz, econômica e política. Mas o nosso Estado tem mantido o equilíbrio graças as ações do Governador Wellington Dias (PT), com o apoio do parlamento estadual”, disse o presidente interino da Casa, deputado Evaldo Gomes, responsável por presidiu a sessão na Alepi.