Sistema DATACEPRO é apresentado para gestor e assessores da Emgerpi
16/02/2018 - 15:27

A reunião aconteceu no Auditório da ATI
Adriana Carvalho

O Diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ricardo Pontes e assessores da empresa participaram, na manhã desta sexta-feira (16), da reunião que a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) realizou para discutir sobre o novo sistema de banco de dados: DATACEPRO. O consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Erivelton Guedes, membros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e técnicos de vários órgãos estaduais estiveram na reunião, ocorrida no Auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

Conforme o presidente da Fundação CEPRO, Antonio José Medeiros,  o DATACEPRO tem como objetivo armazenar dados  e ser uma plataforma de consulta que facilita ainda mais a vida das pessoas que precisam acessar informações públicas.  A Fundação Cepro é responsável pela criação do novo sistema integrado de dados, mas trabalha  com a parceria técnica da  ATI.

No encontro, o consultor do Ipea, Erivelton Guedes,  apresentou de forma didática, o modelo  de sistema que será implantado pela Cepro, incluindo os conjunto de áreas que poderão ser destacadas na nova base dados.

Para a assessora do setor contábil da Emgerpi, Kenya Ciríaco, "o encontro realizado hoje na ATI, para tratar sobre a criação e estrutura do DATACEPRO, vai nortear as equipes técnicas dos diversos órgãos do Estado, que trabalham na construção e alimentação dos dados ofertados para esse novo sistema. A criação do DATACEPRO será importante, pois contará com informações relevantes, relacionadas às pesquisas sobre várias áreas que compõem a máquina pública e a sociedade, etc”, disse.

Sobre a criação do sistema integrado de banco de dados, o colaborado da equipe de orçamento da Emgerpi, Marcos David Castelo Branco. falou que a “iniciativa feita, em parceria outros órgãos governamentais, ligados a inclusão dos dados informativos peculiares, possibilitará uma atualização e reconhecimento da realidade estatística”.

O Diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros, o Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma, e técnicos de diversos órgaõs do Piauí participaram da reunião.