Este ano, o número de ocorrência da dengue no Piauí diminuiu em 64%, em relação ao mesmo período do ano passado, e nenhuma morte foi registrada. Este é resultado obtido após dois meses de atuação da Força Tarefa de Combate à Dengue que é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e prefeituras de 63 municípios do Piauí. Por ter sido a cidade com maior incidência da doença em 2007, Teresina recebeu uma atenção especial e os trabalhos estão em fase de conclusão.
Assim como em outras cidades, o plano de atuação em Teresina também foi coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), que além de elaborar toda a estratégia de trabalho, também montou equipes de agentes de endemias para visitar 265 mil casas e informar a população sobre os riscos da dengue. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar ajudaram na conscientização e no trabalho preventivo, totalizando cerca de duas mil pessoas envolvidas.
A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) ficou responsável pela execução da limpeza de terrenos e ruas das zonas Centro-Norte e Leste da capital. Para desenvolver as ações, o comitê criado pela empresa coordena quase 200 homens e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o fim do mês de agosto.
Dados positivos em 2008
De acordo com dados da Sesapi, 11.174 casos de dengue foram notificados no Piauí até a 25ª semana de 2007, sendo que destes, 4.075 foram registrados somente em Teresina. Em todo o Estado, nove pessoas morreram vítima da doença.
Com a atuação da Brigada Mata Mosquito, o número de notificações de todo o Piauí atualmente ainda é menor que aquele registrado somente em Teresina no ano passado. Foram 3.975 casos em todo o Estado e 1.550 na capital. E o melhor de tudo: nenhuma ocorrência de óbito foi registrada.
Além de Teresina, mais 26 cidades localizadas na região norte do Estado já receberam a Força Tarefa de Combate ao Mosquito da Dengue. Na rota sul, os trabalhos foram iniciados no dia 2 de junho e a brigada vai atuar em 29 municípios.