Por Adriana Carvalho
Na manhã desta terça-feira (26), a Diretora-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Álina Menezes, participou de uma reunião na sede da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Piauí (Seinfra) para iniciar as tratativas referentes à recuperação do leito do Rio Longá, localizado na cidade de Buriti dos Lopes, onde tramita processo judicial de nº20116-07.2011.4.01.4000.
Após a reunião de trabalho ficou acordado que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) irá realizar um estudo prospectivo, com base em imagens de alta resolução, para uma primeira análise da situação em relação às ocupações de APPs do rio e das lagoas da região, e, posteriormente, fazer uma visita in loco.
A visita técnica ao município de Buriti dos Lopes deverá acontecer dia 10/11/2021 e contará com representantes da Emgerpi, da Seinfra, da Semar e Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). O objetivo principal da visita técnica será para conversar com membros da Associação Comunitária Lagoa do Buriti (Adecprolab) e verificar a real situação dos plantadores de arroz. A meta dos gestores estaduais posterior a visita é elaborar um plano de ação para resolver as demandas dos associados da Adecprolab .
Participaram da reunião a secretária da Seinfra, Janaína Marques, e os servidores José Ribamar de Araújo Filho e Christiane Machado Lima, o engenheiro da Emgerpi, Milton Sousa e Silva, o diretor de Engenharia do Idepi, Antônio Marcos Silva Lima IDEPI, o procurador do estado (CGE), Luiz Filipe Ribeiro, o advogado Adauto Fortes Júnior e o servidor da Semar, Carlos Antônio Moura Fé.