Por Adriana Carvalho
Nesta sexta-feira (5), a direção da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou a palestra educativa “Azul e Rosa Contra o Câncer: Juntos Somos Mais Fortes”. O evento, ofertado para o público masculino e feminino, aconteceu no Auditório da ADH e contou com a presença da enfermeira e especialista em urgência e emergência, Sara Machado.
Por conta do cenário pandêmico, a palestra foi divida em dois momentos. Primeiramente as orientações sobre saúde foram dadas ao público masculino, em alusão a campanha Novembro Azul, cujo objetivo é alertar a população, principalmente os homens, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, visto que quando diagnosticado precocemente chega a ter mais de 95% de chances de cura. O segundo momento da palestra ficou para retomar as orientações às mulheres sobre os cuidados para prevenir os cânceres de mama e colo de útero.
Na palestra foram apresentados dados estatísticos. Estima-se que entre os novos casos de cânceres, 29.29% correspondem ao sexo masculino. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2020), o câncer de próstata atinge cerca de 100 mil homens por ano. Sobre o câncer de mama, a doença mais comum em mulheres com mais de 40 anos, foi também destacado a necessidade de fazer o autoexame, pois quando detectado na fase inicial tem mais chance de cura.
“A palestra traz a discussão sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde tanto para os homens e mulheres da Emgerpi. A meta é alertá-los sobre a necessidade de procurar um médico, fazer check-up, principalmente aquelas pessoas que têm mais de 40 anos. Sobre o comportamento do homem e mulher contemporânea, a palestrante falou que existe um maior despertar para o autocuidado se comparado ao que acontecia no passado, mas a busca pela saúde deve ser freqüente, por isso a necessidade das campanhas de conscientização para ambos públicos”, destacou a palestrante, Sara Machado.
A diretora-presidente da Emgerpi, Álina Menezes, disse que “culturalmente as mulheres são menos resistentes na hora de procurar um médico e buscar exames de prevenção, já os homens sabemos que precisam de mais incentivo. E nós que fazemos a Emgerpi estão aqui hoje para lembrar a todos e todas que as campanhas Novembro Azul e Outubro Rosa devem ser levadas a sério, pois devem servir para um alerta maior em nós no que se refere aos cuidados consigo mesmo. A nossa saúde não pode ser deixada para depois. Hoje também queremos reforçar as orientações e dizer que trabalhamos também para manter nossos colaboradores mais informados e conscientes da sua importância para a empresa”, disse a gestora estadual.
“Esse é um momento para tirar dúvidas sobre os riscos que cercam a saúde do homem e da mulher. Quero dizer a todos e todas que procurem cuidar da saúde regularmente. Foque na prevenção. Não vamos deixar as coisas avançarem porque, de todo modo, em algum momento, teremos que ir ao médico e certamente levando um caso mais complexo”, relatou a diretora de Gestão de Pessoas (DGP), Silvana Saraiva.
O câncer de próstata é uma doença que mais mata homens , então nós homens precisamos nos cuidar com antecedência para que tenhamos uma possibilidade maior de cura. Agradeço a participação de todos vocês e espero que cada informação dada aqui sirvam para vocês realmente fazer esse autocuidado”, pontou o diretor administrativo, financeiro e contábil da Emgerpi, Manoel Dedé.
Para a psicóloga da Emgerpi, Rita Batista, esse tipo de evento tem grande importância “ pois as empresas precisam ter sempre mais essa visão do cuidado com a saúde dos seus funcionários (as). A meta aqui é chamar atenção deles através de incentivo e orientações necessárias para ter, cada vez mais, esse despertar sobre o autocuidado, inclusive da saúde mental”, disse a terapeuta.
O colaborador do setor de patrimônio da Emgerpi, Assis Leal, disse que o evento foi positivo. “Confesso que fiz exames anos atrás, mas vejo que vou ter que retornar com esses cuidados. Isso mostra que devemos estar sempre cientes que não podemos deixar para depois os cuidados com a nossa saúde”, disse o funcionário de 56 anos.
Para o assistente administrativo, José Luís Xavier, “a palestra foi interessante e funcionará como alerta para aqueles que estão relaxados com os cuidados contra o câncer de próstata”. Já o técnico de rede da empresa, Diego Gomes, falou que sabe que “os homens são resistentes no que se refere a cuidar de si mesmo. Tirei algumas dúvidas hoje e vou buscar mais esses cuidados”. “Achei muito interessantes esse debate sobre a prevenção e os autoexames. É necessário trazer sempre esse conhecimentos aos funcionários”, explicou a estagiária da Emgerpi, Daniele Rodrigues.