Por Adriana Carvalho
Nesta terça-feira (9), o público masculino da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) participou de mais uma ação de prevenção sobre saúde do homem. Em alusão a campanha Novembro Azul, a direção da empresa ofereceu testes preventivos e cerca de 50 colaboradores fizeram testagens da pressão arterial e glicemia.
O evento foi realizado na sede da empresa e contou com a presença de duas enfermeiras e duas estagiárias do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi).
Conforme a enfermeira do Ciaspi, Rayana Lima, no mês de novembro a “intenção do órgão é a promoção e prevenção da saúde do homem de uma forma geral. Não só abordando sobre o câncer de próstata, mas com a realização dos exames de prevenção, como medir a pressão arterial e conferir a glicemia capilar, que visa à detecção precoce de um diabético e, consequentemente, controlar melhor essas doenças.”
“O grupo masculino ainda é mais resistente sim no que se refere ao hábito que cuidar da saúde e por isso estamos aqui para fazer esse alerta”, completou a profissional de saúde que explicou que durante as testagens os funcionários receberam materiais e instruções sobre os cuidado com a diabete, visto que o mês também abrange também o Dia Mundial do Diabetes, que ocorre no dia 14 de novembro.
A diretora-presidente da Emgerpi, Álina Menezes, declarou que “esta é a segunda ação que a empresa realiza no mês. “Nosso objetivo é conscientizar nossos colaboradores sobre a necessidade de buscar orientações sobre como cuidar corretamente da saúde. A meta aqui é estimulá-los que todo diagnóstico precoce, seja ele de câncer de próstata, diabete e outras doenças, devem ser buscado com frequência, pois ele trará mais chances de cura ou na hora reverter quadros graves de certas enfermidades. Nosso desejo é que todos continuem se cuidando”, explicou a gestora.
Para o diretor Administrativo, Financeiro e Contábil, Manoel Dedé (DAFC), o Novembro Azul “é uma campanha que movimento uma questão delicada, que é a falta de cuidado que muitos homens ainda insistem em ter com a própria saúde. Os homens precisam se cuidar sempre mais e a Emgerpi está de parabéns por promover mais uma ação de conscientização junto aos seus funcionários. A mortalidade masculina é muito grande e por isso a relevância dessas ações dentro e fora da empresas”
Após realizar os exames, o assessor do setor administrativo, Marcelo Ferreira, falou que a ação foi necessária porque “os estímulos já começam no trabalho, entre os amigos. Aqui vimos que temos que procurar a todo tempo cuidar da saúde, fazer com frequência os exames direitinho. O homem precisa se preocupar com a sua saúde”. O técnico em rede, Jefferson Rodrigues, disse que achou “importante a Emgerpi trazer esse acompanhamento, pois ficamos sabendo o que está se passando com a nossa saúde. Hoje vi que a minha pressão está um pouco baixa, então é manter os cuidados”.
Para o motorista da empresa, João Mariano, a campanha Novembro Azul é relevante “porque mostra para os homens que eles devem ir atrás da sua saúde. Que isso não é coisa só de mulher”. “O que eu digo é: se cuidem porque as vezes você não está prevendo alguma coisa e os exames de prevenção vai mostrar o que deve ser feito para manter a saúde em dias. Tendo o cuidado cedo mais cedo tratamos os problemas”, explicou o colaborador do setor de almoxarifado, Mário Fernandes.
“Essas iniciativas são importantes para os homens ficarem realmente ligados, mesmo aqueles que ainda não tem muita idade. Porque cuidar da saúde tem que ser sempre. Tenho 65 anos e sempre faço meus exames e hoje vi que minhas taxas estão ótimas”, disse o funcionário, Antônio Machado (Sr Machadinho).