O prazo dado pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) para aqueles mutuários que realizaram a negociação do débito, mas já estão descumprindo o acordo, acaba amanhã. Com isso, o mutuário voltará à situação anterior de inadimplência e terá mais 15 dias para pagar o valor total que devia antes de realizar a negociação com a Emgerpi, caso queira manter a posse do imóvel.
Após sete meses do início das negociações, a Emgerpi constatou que quase 100 mutuários já estão descumprindo o contrato atual, que é assinado no ato da renegociação da dívida imobiliária. O documento prevê que o atraso no pagamento de duas prestações seguidas ou três intercaladas acarretaria o cancelamento do acordo e o retorno do mutuário à situação anterior.
Uma correspondência foi enviada na última terça-feira (15) e informou aos mutuários em questão que eles teriam dois dias para comparecer à Casa do Mutuário e pagar as prestações em atraso. Com o fim do prazo, que vai acontecer amanhã (17), a Emgerpi vai cumprir o que diz o contrato.
A partir daí, a dívida do mutuário voltará a ser o mesmo montante de antes da negociação e ele terá mais 15 dias para quitar o débito, sob pena de perder a posse do imóvel, que irá ser leiloado. O horário de atendimento da Casa do Mutuário é de 8 às 16 horas.