PALESTRA: 'DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA EMGERPI'
27/09/2023 - 13:45

Palestra para funcionários da Emgerpi

Por Adriana Carvalho

Funcionários da EMGERPI participam da palestra: “DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA EMGERPI”, que tem como objetivo impulsionar a cultura da formação continuada nos ambientes de trabalho.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (27), no auditório da ADH, e contou com a presença dos colaboradores (as) e gestores das três unidades da empresa. A palestra foi ministrada por três professores do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional dos Servidores do Estado do Piauí  (NUFAF/UESPI), Dra. Eliene Maria Pierote, Dr. Damião de Cosme Rocha e Dr. Ruan Aguiar.

Durante o evento, a coordenadora de programas e projetos de formação NUFAF,  Dra. Eliene Maria Pierote, disse que “a meta da palestra é implantar nos órgãos a cultura da formação continuada, fazendo os funcionários refletirem sobre a importância de continuar estudando e buscando qualificação profissional. O feedback deste trabalho tem sido muito positivo até porque às necessidades formativas dos servidores precisam de novos conhecimentos para trabalhar melhor.”

Entre os assuntos abordados pelo Dr. Damião de Cosme Rocha estavam: Não existe gestão eficiente sem feedback dos funcionários (as) e sem o entedimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois estão ligados a redução de custos e mais produtividade. O palestrante destacou também a importância de combater os fatores limitadores da aprendizagem ( preconceito e medo). E finalizou dizendo que a excelência no desenvolvimento contínuo de um trabalho acontece quando ele é feito “com capricho e compromisso”.

O coordenador de monitoramento e avaliação do NUFAF, profº. Ruan Aguiar, abordou a témática: POR QUE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA É TÃO IMPORTANTE? Ele afirma que “atualmente trabalhar com às novas tecnologias é uma necessidade de qualquer setor, seja ele público ou privado”. E conclui que “os funcionários com mais experiências em seus setores têm mais a contribuir usando as novas ferramentas que ajudam otimizar as tarefas que, muitas vezes, ainda são realizadas na forma analógica/manual”.

Para o Diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, a palestra foi altamente valiosa. “Fará toda diferença se cada colaborador (a) da empresa perpetuar o que foi ensinado, hoje, em seus setores de trabalho, pois quando se trabalha num ambiente organizacional usando as chaves: Atitude, Empatia, Competência, Habilidade e Solidariedade todos da Emgerpi terão algo a ganhar”.

“Considero importante os encontros entre colaboradores e gestores onde o objetivo principal é mostrar a real necessidade de todos buscarem novos conhecimentos através de cursos ou outros meios, até porque as habilidades profissionais só engrandecem os trabalhos feitos por cada setor da Emgerpi”, falou o Diretor administrativo, financeiro e contábil da Emgerpi, Eduardo Rabelo

“Achei a palestra super importante, pois abordou vários pontos sobre como você pode dar o seu melhor, como pode ajudar o próximo com o seu trabalho, como lidar com temperamentos de cada pessoa no ambiente de trabalho, quais nossas habilidades e até onde podemos chegar fazendo um trabalho com competência.”, disse a assessora técnica da gerência administrativa da Emgerpi, Amanda Soares.

Para Maria Ester Santos, do setor do arquivo geral da Emgerpi, palestras como esta ajudam os funcionários a “rever seus hábitos e buscar aprender coisas novas. É importante se capacitar e ser participativo dentro da empresa, pois quem não é visto não é lembrando”.