Por Adriana Carvalho
A campanha “Outubro Rosa” trata-se de um movimento internacional de conscientização para o controle do Câncer de Mama e, mais recentemente, do Câncer do Colo do Útero. E com o objetivo de ser mais um porta-voz deste conjunto de esforços para promover a prevenção e o autocuidado, a direção da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou uma roda de conversa com a médica do trabalho da empresa, Drª. Bianca Tourinho.
O evento, realizado nesta sexta-feira (20), contou com sorteios de brindes e apresentação de dança do grupo Constelações das Divas, formado por pacientes e ex-pacientes oncológicos, que foi criado com o intuito de levar entretenimento e apoio às pessoas que lutam ou não contra algum tipo de câncer.
Colaboradores e gestores de todos os setores da empresa participaram da roda de conversa, cada um vestindo uma peça de roupa na cor rosa como forma de expressar que abraça a campanha que salva vidas. Durante a conversa com os funcionários, a médica do trabalho da Emgerpi, Bianca Tourinho, disse que “o outubro rosa é importante para levar conscientização acerca da prevenção e rastreamento das doenças, além da importância do papel que cada colaborador tem no seu grupo familiar e social. A campanha ajuda também as pessoas sobre como ser rede de apoio para quem enfrenta a doença”.
Há um ano, a Lurdes Brito, que faz parte da Constelações das Divas, descobriu um câncer de mama e, segundo ela, as atividades feitas pelo grupo de dança contribuíram bastante para sua saúde mental durante o tratamento contra a doença. “Para mim, uma das formas de conviver melhor com a doença é aceitar e buscar ajuda”. Vilma Aquino também pertence ao grupo e para ela levar alegria para outros pacientes oncológicos e ser canal para conscientizar a sociedade sobre como ser rede de acolhimento às pessoas em busca da cura é emocionante”, disse.
O diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, disse que ao realizar o evento, a empresa visa “compartilhar informações e promover a conscientização sobre as doenças, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico precoce que contribuem para a redução da mortalidade. A falta de acesso à informação adequada e o medo de falar a respeito do câncer de mama ainda são fatores que afetam o diagnóstico da doença. É fundamental desconstruir tabus, afinal, a detecção precoce pode aumentar as chances de cura e reduzir a agressividade do tratamento”.
Quando o assunto é prevenção, a técnica operacional em nível superior da empresa, Paula Melo, afirma que faz anualmente os exames de prevenção. E explicou que a roda de conversa incentivou ela a fazer o autoexame e outros que mostram melhor como anda a saúde.“O evento mostra que a Emgerpi pode ser canal para estimular seus colaboradores(as) sobre a necessidade do autocuidado, até porque a empresa tem uma representação de valores pessoais e a saúde dos nossos funcionários também deve ser priorizada nas ações feitas pela empresa”, comentou a diretora de gestão de pessoas da Emgerpi, Silvana Saraiva.
Para o coordenador de direitos e deveres, Rafael Lopes, “os homens devem estar cientes de que também correm riscos de desenvolver câncer de mama. É importante que eles estejam informados sobre os sintomas da doença, bem como sobre a importância da detecção precoce. A campanha mostra que eles também podem ser rede de apoio emocional das pessoas quem passam pela jornada de tratamento”.
Segundo o Ministério da Saúde, mulheres a partir dos 40 anos devem fazer exame clínico das mamas anualmente. Já as mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada 2 anos. Ainda conforme o órgão, as ações de autocuidado, promovidas no mês de conscientização sobre os dois tipos de cânceres que mais acometem as mulheres, estimulam o acesso das pessoas à rede de saúde em busca do diagnóstico precoce, considerado fator que aumenta em até 90% as chances de cura.