Por Adriana Carvalho
Novembro chegou e com ele as ações de cuidados com a saúde masculina. E através da Campanha Novembro Azul, a EMGERPI realizou, nesta sexta-feira (10), a roda de conversa “Cuidar da saúde também é coisa de homem” para conscientizar seus funcionários sobre a necessidade de dedicarem mais atenção aos hábitos saudáveis e métodos de prevenção contra o Câncer de Próstata.
O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), por meio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (CIASPI), contou com a presença dos gestores e colaboradores de todos os setores da EMGERPI. Ao longo da conversa descontraída sobre saúde do homem, diversos funcionários tiraram dúvidas acerca da doença, relataram suas experiências pessoais durante as visitas ao urologista e debateram sobre a importância de quebrar tabus e preconceitos em seus círculos sociais.
A roda de conversa, realizada no auditório da ADH, foi ministrada por duas enfermeiras (Rayana Lima e Maria do Carmo), uma nutricionista (Mislene Souto) e uma psicóloga (Mel Vilarinho) da CIASPI, além da médica do trabalho (Bianca Tourinho) e da psicóloga (Rita Batista) da EMGERPI.
Segundo a enfermeira Rayana Lima, o Novembro Azul vem ajudando a desmistificar os tabus. “Através do nosso trabalho, buscamos levar informações corretas e também orientar o público masculino sobre a necessidade de quebrar os tabus e preconceitos que ainda existem na hora de ir ao urologista. O exame do toque é considerado um dos mais importantes para diagnósticar o câncer de próstata e todos precisam fazê-lo a partir dos 40 anos”.
Filogônio Ribeiro trabalha no setor de patrimônio da EMGERPI e afirma que vai regularmente ao urologista. “Eu acho necessário debater essa campanha sobre a saúde do homem porque nem todos sabem como fazer os exames da próstata ou como evitar essa doença. Agora mesmo fiz todos os exames com meu urologista para ver se minha saúde está bem e deu tudo certo”.
Durante o evento, os colaboradores participaram de sorteio de brindes e momentos de descontração com muita música. Para o diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, “o encontro teve como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer, além de ressaltar a importância de ter hábitos saudáveis que diminuem os casos da doença como, fazer atividade física regular, ter uma alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas”.
E não esqueça que “Cuidar da saúde também é coisa de homem!”