Os empregados da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) que trabalham na Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e na Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) receberam nesta quarta-feira, 23, orientações sobre o Programa de Aposentadoria Estimulada (PAE). Seguindo a tendência das empresas modernas e obedecendo às legislações federal e estadual, a Emgerpi vai disponibilizar aos seus empregados um curso de preparação para a aposentadoria.
A apresentação foi feita por técnicos do Espaço Complementar, empresa que atua no ramo desde 2006 e foi contratada pela Emgerpi para ministrar o curso. Ao conceder aos empregados mais informações sobre o desenvolvimento do curso, os profissionais utilizaram também fotos de turmas anteriores, bem como depoimentos após a conclusão dos trabalhos.
“Nossa idéia é abranger o corpo, a mente e o espírito, trazendo a vocês mais informações e opções de planejamento; esta é a melhor forma de se alcançar mais qualidade de vida e fazer com que vocês apostem nessa nova fase” ressaltou a Helena Conde, coordenadora do Espaço Alternativo.
O curso terá duração de 40 horas e será composto por 20 oficinas, com direito a certificado. “Nossa proposta é fazer com que ele não fique restrito apenas à teoria, mas que seja algo dinâmico e vivencial, para que possa envolver as pessoas no processo”, define Adelaide Albano, que é assistente social do Espaço Complementar.
De acordo com Helena Conde, a previsão é que as atividades comecem no dia 11 de agosto. O curso ainda terá em seu quadro aulas-expositivas, dinâmicas de grupo e palestras. Aqui, os empregados terão contato com profissionais da área da saúde, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e geriatras. Assistentes sociais, educadores físicos e arquitetos também compõem o quadro de profissionais do Espaço Alternativo.
Maria do Carmo de Almeida é empregada pública há 32 anos e participou do encontro. Segundo ela, sua mãe possui 90 anos e é uma pessoa lúcida e ativa, servindo de exemplo para ela. “Quero envelhecer com saúde, como a minha mãe e, para isso, tenho que passar por uma adaptação; estou otimista, pois o curso deverá me ajudar a encarar esta nova fase”, comentou Maria do Carmo, que atua no setor de recursos humanos da ATI.
O curso irá ofertar 25 vagas e as inscrições poderão ser feitas nas sedes da Emgerpi, ATI, Idepi e ADH, com as estagiárias do espaço psico-social ou na diretoria de Gestão de Pessoas. Caso a procura seja maior que o número de vagas ofertadas, o critério utilizado será a idade mais avançada.