Temístocles Franco é assistente técnico da Emgerpi e trabalha atualmente na ATI . Além de técnico, ele também é músico e escultor. O ofício de escultor ele aprendeu com o irmão que também faz esculturas. O de músico surgiu depois de ouvir o cantor e compositor Ednardo. As músicas que mais marcaram Temístocles foram “Cauim” e “Sonidos”.
Aos dezoito anos, Temístocles já tocava em barzinhos. No repertório MPB, boleros, mas as preferidas sempre foram as músicas do cantor Ednardo.A idéia de tocar em bares surgiu de uma brincadeira com amigos que gostavam de fazer um som na rua com o violão.Temístocles levou a brincadeira a sério e venceu , em 2003, o Festival de Talentos realizado anualmente na Semana do Servidor Público Estadual.
Em 2007, foi novamente vencedor do festival, só que desta vez na categoria escultura com a obra "gala", feita em concreto com base em madeira. Suas peças são feitas de barro, modeladas com gesso e finalizadas com concreto que faz com que a peça ganhe firmeza. O acabamento de retoque e lixa é tarefa para seu filho Artur, que sempre ajuda o pai. Temístocles usa ainda uma técnica de pintura diferenciada, que dá a sua arte aspecto de peça feita em bronze.
Segundo ele cada obra tem uma inspiração e na maioria das vezes, suas peças retratam o feminino. “Cada obra tem que ter inspiração e dedicação. Nem sempre o que começamos a fazer será o produto final” afirmou Temístocles.
Ele conta que a “Música hoje só por hobby. Não penso em me profissionalizar. Já com as esculturas pretendo fazer deste dom artístico uma profissão futuramente.”
Quem desejar conferir suas obras de arte pode acessar o blog de Temístocles www.blogspot.com/temístoclesfranco e na seção de fotos do nosso site.