“A organização precisa cuidar das pessoas e estas mesmas pessoas irão cuidar da organização”. A frase é da presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura, ao resumir a importância do curso Pós-Carreira, que iniciou nesta segunda-feira (11) com os empregados do local.
A atividade faz parte do Programa de Aposentadoria Estimulada (PAE), desenvolvido por técnicos do Espaço Complementar, empresa que atua no ramo desde 2006 e foi contratada pela Emgerpi para ministrar o curso. “Nossa idéia é abranger o corpo, a mente e o espírito, trazendo mais informações e opções de planejamento; esta é a melhor forma de se alcançar mais qualidade de vida e fazer com que vocês apostem nessa nova fase” ressaltou a Helena Conde, coordenadora do Espaço Alternativo.
Segundo a presidente Lucile Moura, o momento da aposentadoria não deve ser tratado de “forma abrupta, por isso a Emgerpi está mostrando possibilidades a serem seguidas pelos empregados após se aposentarem”.
Cerca de 20 pessoas se inscreveram no curso que terá duração de 40 horas e será composto por 20 oficinas, com direito a certificado. Raimunda Nunes, empregada da Emgerpi, é uma das participantes. “É maravilhoso poder sair do trabalho e participar de encontros deste tipo. Sou funcionária estadual há 30 anos e vejo acontecer coisas que não existiam antes. Hoje, por exemplo, estamos nos abraçando, nos conhecemos melhor e sei que nossa rotina está mudando; vivemos em outro ritmo, o que é muito bom”, destaca Raimunda.
O curso ainda terá em seu quadro aulas-expositivas, dinâmicas de grupo e palestras. Os empregados terão contato com profissionais da área da saúde, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e geriatras. Assistentes sociais, educadores físicos e arquitetos também compõem o quadro de profissionais do Espaço Alternativo.