A professora aposentada da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e proprietária da empresa HCM, Helena Conde Medeiros, disse que, preferencialmente, é atendido o trabalhador próximo à aposentadoria. “Muitos servidores ficam preocupados com o dia-a-dia após a aposentadoria, como preencher o tempo livre. Esse treinamento orienta, apóia e estimula essa auto-gerência, com empreendedorismo”, conta Helena Medeiros, acrescentando que o público-alvo também recebe orientações sobre como cuidar da saúde e participar de atividades de lazer e culturais.
Segundo ela, a dimensão da espiritualidade também é momento de reflexão nessas oficinas de espiritualidade, com a participação de sacerdotes, pastores e de outras crenças. A HCM dispõe de assistente social, educadora física, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, gerontologista, psicóloga e nutricionista.
Nesta terça feira (19), o tema da palestra proferida pela professora Marinésia Cavalcante foi a Influência da Comunicação. Os ensinamentos levam entusiasmo aos participantes dos treinamentos. “Aprendi muito e tudo isso vai me ajudar a ter qualidade de vida na aposentadoria”, comenta a servidora Raimunda Nunes, da Emgerpii. Os servidores públicos Calado Filho, do Idepi; e Carmem Eliseu, da ATI, também manifestaram alegria em participar desse treinamento. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificado.
Segundo a professora Helena Medeiros, a expectativa é que o público participante desse treinamento se sinta preparado para o recomeço pós-trabalho, para uma longevidade bem sucedida.
A professora Helena Medeiros lembra que ainda existe receio das pessoas pela aposentadoria e que, por lei, empresas públicas e privadas devem fazer curso de preparação para a aposentadoria (pós-carreira).
Acidentes - Pelo menos 75% dos acidentes com pessoas na pós-maturidade acontecem dentro de casa. Nesse treinamento para os servidores de órgãos públicos, uma fisioterapêuta e uma arquiteta falarão de prevenção de acidentes nas residências. Esses treinamentos iniciaram dia 11 de agosto e encerrarão dia 16 de outubro. Ao todo, serão 20 oficinas de duas horas cada, num total de 40 horas.