Projeto de urbanização ajuda a melhorar a vida em Guaribas
25/08/2008 - 00:09:46

Guaribas

Com apenas 14 anos de emancipação política e cercada pelas rochas da Serra das Confusões, a cidade de Guaribas, localizada a 653 quilômetros de Teresina, já chegou a apresentar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo do País. Após ter sido escolhida, em 2004, como município símbolo do Programa Federal Fome Zero, Guaribas vem sendo alvo de vários investimentos no que diz respeito à infra-estrutura, saúde e educação.

Para avançar ainda mais neste sentido, o Governo do Estado, através da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) vem executando diversas obras para melhorar o aspecto urbanístico do município e já iniciou o processo licitatório para solucionar um dos maiores problemas da população: a melhoria da estrada que contém 50 quilômetros de distância e liga Guaribas ao município de Caracol. O caminho, que dificulta o acesso de veículos à cidade, receberá o revestimento primário e deverá impulsionar ainda mais o desenvolvimento local.

“Espero que esta ação traga mais emprego para nossa gente, pois vivemos do trabalho na roça e com a ajuda do Bolsa Família; Na época da chuva ou da seca intensa, as dificuldades são grandes”, relata, esperançoso, o agricultor João Arsênio, 28 anos.

No que diz respeito à urbanização e infra-estrutura, algumas obras já estão em andamento, como a reforma de 108 casas de famílias de baixa renda que moram na entrada da cidade. Com as fortes chuvas que caíram sobre o Piauí no primeiro semestre deste ano, mais 13 casas danificadas estão sendo incluídas neste projeto, resultando em 121 famílias beneficiadas.

Após o término deste trabalho, a previsão é que sejam construídas as calçadas das casas, organizando a entrada da cidade. Neste sentido, vale destacar que este local também vem ganhando mudas de Pau D’Arco, que estão sendo plantadas especialmente em frente às casas que estão sendo recuperadas.

Outra obra em andamento é a pavimentação em paralelepípedo das principais ruas de Guaribas. “Antes aqui era muito ruim porque o vento levava a areia para todos os lugares e a gente vivia com problema de saúde; com o calçamento, a cidade fica mais bonita e limpa”, relata o agricultor Aderbal Rocha, 57 anos. Ele ainda enfatiza que esta obra incentiva ainda as pessoas a passearem pela rua, coisa que antes era difícil.

Por ter sido o município símbolo do programa, a cidade também vai sediar o Memorial do Fome Zero. Em fase de conclusão, a obra vai custar R$ 550 mil reais e deve disponibilizar ao público a história do programa, que se integrou ao Bolsa Família e ajudou a mudar a vida na cidade, atendo atualmente cerca de 720 famílias. O Memorial também deverá ser a sede de alguns órgãos públicos como o Emater e a Agespisa, por exemplo.

No projeto urbanístico de Guaribas executado pela Emgerpi ainda há a previsão de ampliação do Mercado Municipal e a reestruturação de uma barragem, para se tornar uma opção de lazer para a população.

Adrbal Rocha