A Emgerpi ampliou o prazo para que os mutuários citados nos jornais da cidade compareçam a empresa. Este prazo que era de cinco dias úteis contados a partir da data da publicação, foi estendido até 29 de março. O horário de atendimento na Casa do Mutuário durante esse período também foi ampliado. Vai funcionar das 8h às 19h, inclusive aos sábados.
O novo documento prevê que a dívida pode ser parcelada em até 120 meses. O mutuário que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 100% sobre os juros e multas da dívida, bem como ainda será beneficiado com um abatimento de 40% sobre o valor líquido da mesma. Àqueles que optarem pelo pagamento parcelado vão ter desconto sobre juros e multas e o percentual de desconto será de acordo com o número de parcelas que o mutuário preferir.
O mutuário que dividir seu débito entre duas e 29 parcelas também terá direito a desconto de 100% sobre os juros e multas. Quem quitar a dívida de 30 a 59 meses pagará somente 20% do valor de acréscimos legais; débitos divididos entre 60 a 89 parcelas pagarão somente 55%, sendo que, a única forma de parcelamento que não dará descontos sobre os juros e multas é aquela em que o débito é dividido entre 90 e 120 parcelas.
A nova portaria também trata dos ocupantes do imóvel. De acordo com o documento, os endereços dos imóveis em que os mutuários não se apresentaram à Emgerpi no prazo estabelecido serão divulgados na imprensa para que os ocupantes compareçam à Casa do Mutuário para comprovar, através de documentos, que residem no imóvel. Neste sentido, o indivíduo assumirá a dívida do antigo mutuário e terá o imóvel passado para o seu nome.
O prazo para o atendimento aos ocupantes será de 14 de abril até 06 de maio, no horário de 7:30 às 13:30. Os imóveis em que o mutuário ou o ocupante não compareceu à Emgerpi durante este prazo serão sorteados partir de 13 de maio, obedecendo aos cadastros da extinta Cohab. A nova portaria deverá beneficiar cerca de oito mil mutuários que, através de uma lista publicada na imprensa, foram convocados a comparecer à Emgerpi e regularizar a situação de seu imóvel.