Voltar à sala de aula para revisar os principais tópicos gramaticais e trabalhar textos técnicos e de outros gêneros literários. Esta é a oportunidade dada pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) a cerca de 30 empregados efetivos que estão participando, desde o dia 11 de agosto, de um curso de Língua Portuguesa. As aulas estão sendo ministradas pelos professores Cineas Santos e Nílson Ferreira.
O curso possui carga horária de 40 horas-aula e abrange dois módulos, sendo eles: gramática e texto. Frente à motivação que os alunos têm apresentado até o momento, o horário das aulas (de meio dia às 13:30) se tornou apenas um detalhe, como comprova o professor Cineas Santos: “A participação dos alunos é excelente, pois eles interagem, participam; a agente não se sente cansado e desgastado ao final da aula.”
As aulas estão acontecendo na Fundação Quixote e dão ao aluno a oportunidade de melhorar sua comunicação oral e escrita. O enriquecimento do vocabulário dos alunos também é outro objetivo do curso, que deve ser atingido através do estudo de textos.
Elisa da Costa, que atua no setor de Recursos Humanos da Emgerpi, é uma das aluna do curso. Ela afirma que a metodologia utilizada pelos professores auxilia a aprendizagem. “Durante as aulas eles nos ajudam a resolver exercícios e passam o assunto de uma forma que agente aprende de verdade. O curso está sendo maravilhoso e deveria ser contínuo”, finaliza.
Os trabalhos com esta primeira turma terminam esta semana e, de acordo com a Gerência de Treinamento e Desenvolvimento da Emgerpi, outros empregados deverão participar do curso. “Se outras empresas oferecessem cursos como este, estariam demonstrando preocupação, zelo e carinho pelos seus empregados”, observou o professor Cineas Santos.