Uma técnica denominada Cinesioterapia Laboral vai ser desenvolvida, a partir desta semana, junto aos empregados da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) que atuam na Gerência de Processos Imobiliários – GPI. Baseada no princípio da movimentação, esta metodologia da fisioterapia previne os sintomas relacionados a dores musculares e distúrbios de postura, além de melhorar a qualidade de vida dos empregados da empresa.
Os trabalhos serão conduzidos pela fisioterapeuta Alline Castro, que irá atuar três vezes por semana na GPI. Ela explica que, todas as segundas-feiras, as atividades serão globalizadas, baseadas em alongamentos e ginástica coletiva. “Além de melhorar o astral dos empregados, a atividade globalizada ainda evita o surgimento de dores”, revela a fisioterapeuta.
Nos outros dois dias da semana, o acompanhamento deverá ser individualizado, baseado na resposta dos empregados do setor. Isso porque a profissional aplicou um questionário com o intuito de identificar aqueles que sofrem algum sintoma relacionado a dores musculares e distúrbios posturais.
“Esta foi uma solicitação dos próprios empregados e, por entender que se trata de uma equipe que recebe uma grande carga de estresse diário - devido ao atendimento aos mutuários -, a Emgerpi resolveu atender ao pedido”, relata a psicóloga Fernanda Maria, da Diretoria de Gestão de Pessoas. Os trabalhos individualizados deverão começar amanhã.
Após três meses de atuação, outro questionário deverá ser aplicado para avaliar o rendimento deste trabalho junto aos empregados. Entre outros benefícios acarretados pela prática da Cinesioterapia Laboral, Alline destaca: “Ele ajuda a melhorar a postura, reduzir tensões musculares, mudando a rotina dos envolvidos e melhorando sua auto-estima”.