Lívio Marcell, 19 anos, é filho de Maria Esmelda Soares, que atua na Diretoria Administrativa Financeira da Emgerpi. Assim como ele, muitas outras pessoas conhecem apenas o cargo que seus familiares desempenham em uma determinada empresa, sem levar em consideração a rotina e os detalhes do serviço executado. Na manhã desta sexta-feira (12), esta situação mudou para alguns empregados da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) que receberam a visita de seus familiares e puderam demonstrar a eles o cotidiano do seu trabalho.
Esta é a segunda vez que a atividade é executada entre os empregados da Emgerpi. “É uma idéia interessante porque a família passa a conhecer melhor não apenas nosso trabalho, mas também o funcionamento da empresa como um todo e sua contribuição à sociedade”, destacou Maírlon Lopes, que atua no Diário Oficial do Estado (DOE).
Os parentes dos empregados foram apresentados a cada um dos setores que compõem a Emgerpi, ouvindo, de funcionários e diretores da empresa, qual a sua competência e as principais atividades desempenhadas diariamente. Aqui, eles também puderam fazer perguntas e elucidar dúvidas.
Em meio às explicações, Ivo Arraes (8), que participou da atividade a convite de sua mãe, Helena Arraes, indagou o que era o Diário Oficial do Estado. Além da explicação, que veio da diretora de Gestão de Pessoas - Deuselita Araújo -, o garoto também pode conhecer todos os procedimentos que marcam a elaboração do impresso na gráfica. “O que eu mais gostei foi de ter visto o papel nas máquinas se transformando em jornal; antes eu só tinha ido à sala onde a minha mãe trabalha e hoje eu conheci toda a empresa”, comenta o garoto. Helena Arraes atua na Diretoria de Gestão de Pessoas.
“A partir destes encontros, podemos entender melhor os problemas que nossos parentes passam no trabalho e valorizar mais eles enquanto profissionais”, complementou Lívio Marcell, que é estudante.
A visita da família à Emgerpi aconteceu na sede da empresa e na Gerência de Processos Imobiliários (GPI). Alguns parentes também foram conhecer um pouco mais sobre a rotina dos empregados cedidos para a Agência de Tecnologia da Informação (ATI). “Essa integração é muito importante, pois a família é o nosso primeiro núcleo social; isso mexe com a auto-estima dos funcionários”, observou Maria do Carmo Araújo, diretora de Gestão do Contencioso.