Em entrevista ao Programa Fala Gestor, transmitido ao vivo a partir da Agência Rádio CCom(Coordenadoria de Comunicação Social do Estado), a presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura, fez um balanço do primeiro ano de funcionamento do órgão. No programa, que foi ao ar das 8h às 9h15, retransmitido por uma cadeia de emissoras AM e FM que cobre praticamente todo o Piauí, ela respondeu às perguntas feitas por ouvintes, entrevistados no Centro Comercial de Teresina, além das questões feitas nos estúdios pelos radialistas.
Lucile Moura fez um balanço das atividades da Emgerpi, em seu primeiro ano de funcionamento. Ela disse que, ao incorporar o patrimônio e 772 funcionários de cinco órgãos então deficitários, extintos pelo Governo do Estado (Comdepi, Agespisa, Prodepi, Cohab e Comepi), a empresa aproveitou melhor esse pessoal e ativou projetos que estavam parados. Além disso, a reforma possibilitou economia aos cofres públicos.
Cadeia de rádios cobriu quase todo o Piauí
A entrevista com a presidente da Emgerpi foi conduzida pelo radialista Welysson Costa, a partir dos estúdios da Agência Rádio CCom, com participação de 11 emissoras AM e FM nos principais municípios piauienses. A cadeia de rádio alcançou praticamente todo o Estado.
Durante o programa, a presidente da Emgepi respondeu a perguntas feitas por Raimundo Nonato de Paula, Antônia Cavalcante de Oliveira e Maria da Conceição, ouvintes da Agência Rádio CCom entrevistados na rua. Dentre os radialistas que participaram com perguntas, estão Edilson Costa, da Rádio Carnaúba FM, de Parnaíba; Edgar Rocha, da Rádio Terra Querida; Sérgio Silva, da Rádio Serra da Capivara em São Raimundo Nonato; Gil Paulo, da Rádio Antares AM; e Sheila Fontelene, da Rádio Cultura FM de Picos.
As emissoras que participaram da rede foram Carnaúba, de Campo Maior; 1° de Maio, de Teresina; Vitória, de Oeira; Malhada do Jatobá, de São João do Piauí; Tropical, de Picos; Atlântica, de Parnaíba; Serra da Capivara, de São Raimundo Nonato; Alternativa, de Parnaíba; Esperantina, de Esperantina; Cidade, de Valença, e Antares, de Teresina.
Resultado “extremamente positivo”
A presidente Lucile Moura disse que, após um ano de muito trabalho, há o que comemorar. “Quando incorporamos vários órgãos e seus funcionários, tratamos da capacitação deles, demos estrutura para trabalharem. Possivelmente a ação mais importante foi na área de gestão de pessoas, na qual buscamos qualificar e obter deles um desempenho melhor. “Sentimos que esses funcionários estão hoje mais comprometidos porque há comprometimento da Emgerpi para com eles. Isso é um resultado extraordinariamente positivo”, avaliou.
As ações incluíram difusão de conhecimento. A Emgerpi promoveu várias reuniões e encontros para explicar aos servidores o processo de incorporação. “Com as medidas que tomamos, pudemos executar não só projetos paralisados ou em andamento, como até mesmo iniciar obras novas”, revelou.
As empresas extintas viraram quatro autarquias: que são o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi, no lugar da Comdepi), Agência de Tecnologia da Informação (ATI, no lugar da Prodepi), Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH, em substituição à Cohab) e Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa).
Outros órgãos serão incorporados
Lucile anunciou novas incorporações. Ela disse que é intenção do Governo que a Emgerpi conclua a incorporação da Agespisa no próximo ano. E a antiga Empresa Piauiense de Turismo (Piemtur), que passará a autarquia com o nome de Piauí Turismo.
Também deverão ser incorporados a Companhia Metropolitana de Transporte Púlblico (CMTP) a antiga Companhia de Desenvolvimento Industrial do Piauí (Codipi) e a Empresa de Telecomunicações do Piauí (Etelpi), bem como a Fundação Estadual do Trabalho. Ela disse que quase 300 funcionários ficarão à disposição da Emgerpi e, após qualificação, poderão ser disponibilizados para outros órgãos
Eles serão beneficiados com isonomia salarial. Estão sendo aguardadas propostas salariais dos sindicatos, que serão discutidas e avaliadas, em outubro. Até dezembro, o plano de carreiras e salários deverá estar pronto.
Projeto Cidade Asfalto já está em 35 municípios
Lucile Moura também falou sobre o leilão de imóveis, previsto para 7 de outubro. Ela disse que foram dadas todas as oportunidades para mutuários inadimplentes quitarem suas dívidas e disse que a oportunidade ainda está valendo, porque o dono do imóvel a ser leiloado pode se apresentar para negociar até 48h antes do leilão.
Ela também falou sobre obras em andamento através da Emgerpi, não só em Teresina, como também no interior do Estado. Em São Raimundo Nonato, por exemplo, há dois projetos em andamento. Um trata da construção de estradas vicinais. A empresa executa também no município o Projeto Cidade Asfalto, do Idepi. O projeto prevê beneficiar 62 municípios, sendo que o Idepi já executa obras em 35 deles.
Ainda em São Raimundo Nonato, será revitalizado o Rio Piauí, que voltará a ter água potável até o início de 2009. Em parceria com a Fundação do Homem Americano (Fundham), a Emgerpi investe R$ 900 mil na recuperação do Museu do Homem Americano, em preparação para congresso internacional que acontecerá no próximo ano, naquele município.